Torres Vedras e Arruda dos Vinhos entre os concelhos com melhor presença na Internet

0
1658

Os sites das câmaras municipais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras estão nos extremos opostos no índice produzido pela Universidade do Minho

O Oeste tem dois concelhos no top 50 dos que têm melhor presença na Internet, segundo um estudo da Universidade do Minho. Caldas da Rainha está na cauda da lista entre os concelhos do Oeste, apesar de ter subido quase 60 lugares em relação ao último estudo.
Além de Torres Vedras e Arruda dos Vinhos, Alenquer também se destaca na edição deste ano do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas (IPICM), um estudo do Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, com o apoio da Agência para a Modernização Administrativa.
Torres Vedras é o município que surge mais à frente no ranking, no 21º lugar, com uma subida de 53 lugares em relação ao estudo de 2016. O município torriense destacou-se ainda ao obter o segundo lugar no critério Participação (C4) que avalia o grau de interacção com o munícipe através do site em aspectos como esclarecimento de dúvidas, comentários e sugestões, transparência através da presença de dados abertos, espaços para participação de ocorrências, a existência da iniciativa de Orçamento Participativo, e também pela presença nas redes sociais.
O segundo município do Oeste no ranking é Arruda dos Vinhos, que surge em 46º lugar, e no quinto lugar no critério Participação a nível nacional.
Alenquer surge em 89º lugar, depois de ter ficado em oitavo no estudo de 2016. Alenquer destaca-se também num dos critérios, nomeadamente os Conteúdos (C1) acessíveis no site. Este critério avalia o tipo de informação presente e a sua actualidade, como a localização, os horários de funcionamento e contactos, a história, demografia e economia, os serviços disponíveis na autarquia, entre outras informações relativas ao seu funcionamento.
O Oeste coloca ainda mais dois concelhos no top 100 nacional. Lourinhã surge em 95º, destacando-se no Oeste no critério 3, que avalia os serviços online presentes no site para os cidadãos, como a obtenção de licenças. E precisamente no 100º lugar está Alcobaça, que é o melhor concelho da região no critério 2, relativo à acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização do site institucional. Alcobaça é, neste particular, o 27º classificado a nível nacional.
Entre os lugares 101 e 200 o Oeste coloca Cadaval (116º), Peniche (147º), Bombarral (165º), Nazaré (178º) e Óbidos (200º). O Cadaval perdeu 40 lugares e Óbidos 48, enquanto os restantes tiveram variações residuais.
Segue-se o Sobral de Monte Agraço (216º), cabendo ao município das Caldas da Rainha o último lugar no Oeste, em 235º a nível nacional. O município melhorou substancialmente nos critérios Participação e Serviços, mas piorou no da Informação.

Loading

- publicidade -
- publicidade -