Tripulantes da marinha mercante já podem fazer a formação básica no FORMAR da Nazaré

0
1078
Gazeta das Caldas
Os responsáveis Pedro Figueira e Rui Vaz junto da embarcação do FORMAR | F.F.

O polo da Nazaré do FORMAR (Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar) está creditado, desde Novembro do ano passado, para ministrar formações no âmbito da Convenção STCW (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers). Na semana passada terminou o primeiro curso de Segurança Básica, que é obrigatório para todos quantos trabalhem na marinha mercante.
O coordenador deste polo, Rui Vaz, destaca a importância desta creditação, que possui formações necessárias para os marítimos, mas que sobretudo permite aos interessados poupar muito dinheiro, tendo em conta que tinham que se deslocar para a obter.

“Quem quiser embarcar na marinha mercante não tem dificuldade porque há muita empregabilidade, mas também há um conjunto de certificações que tem que ter”. A explicação é dada por Rui Vaz, coordenador dos polos de Peniche, Nazaré e Figueira da Foz do FORMAR, justificando a importância desta creditação, que integra, entre outros cursos, o de Segurança Básica, que é necessário a todos quantos trabalhem em embarcações de comércio ou de recreio, como é o caso dos cruzeiros.
Nesta formação, que decorreu entre 28 de Janeiro a 15 de Fevereiro, os 14 formandos participantes (12 homens e duas mulheres) tiveram quatro módulos: primeiros socorros básicos a bordo, segurança marítima, prevenção e combate a incêndios em embarcações, cada um deles composto por diversos exercícios. Por exemplo, cada participante abriu um foguete luminoso e colorido que é utilizado como sinal de socorro (very light) e participou em exercícios de salvamento que decorreram no porto da Nazaré e também no quartel dos Bombeiros Voluntários de Óbidos.
Até há pouco tempo qualquer pessoa que precisasse de tirar este curso tinha que deslocar-se a Lisboa para o fazer e gastava perto de 500 euros, explica Rui Vaz, acrescentando que agora já o pode fazer na Nazaré por 170 euros. Esta acção teve uma duração de 100 horas, mas o núcleo aguarda uma autorização para que esta passe a ter apenas 75 horas.

Gazeta das Caldas
O curso de Segurança Básica envolveu várias acções práticas, algumas passadas no porto de pesca da Nazaré | D.R.
Gazeta das Caldas
A acção contou com 14 participantes | D.R.