O site da Turismo do Oeste não faz quaisquer referências à linha ferroviária que atravessa a região e serve alguns dos seus pólos turísticos mais importantes, como Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, S. Martinho do Porto, Alcobaça e Nazaré.
Numa entrada do site, designada “Como Chegar”, a entidade que representa o turismo da região explica como se pode chegar a esta zona do país através das auto-estradas e dos aeroportos internacionais de Lisboa e Porto, mas não faz qualquer referência à existência da linha férrea, a não ser o seu tracejado no mapa que, contudo, nem sequer aparece em legenda.
Apesar do mau serviço que o operador CP presta na linha do Oeste, a infra-estrutura existe, mas, denotando falta de visão estratégica, a Turismo do Oeste ignora-a, minimizando a oferta que faz para um público jovem que utiliza o inter-rail e intra-rail e que é primordial no investimento no futuro (muitos turistas com dinheiro regressam aos locais que visitaram na juventude quando andavam de mochila às costas).
Por outro lado, apesar das automotoras de má qualidade, apesar dos maus horários, e apesar das greves, existe diariamente um serviço de seis comboios directos entre Lisboa e Torres Vedras e Caldas da Rainha, e uma ligação diária a Coimbra.
O governo tentou fechar a linha do Oeste, mas os autarcas e a população não deixaram. A Turismo do Oeste, contudo, já a considera fechada.
Gazeta das Caldas contactou a Turismo do Oeste perguntando que motivos levaram a ignorar esta infra-estrutura no seu site, mas não obteve resposta.
C.C.