Turismo industrial, cultura e património em debate no Estoril

0
530

Realiza-se no próximo dia 20 de Maio, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) um seminário dedicado ao tema “Turismo Industrial: Cultura e Património”.
A sessão inaugural contará com o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle e  Fernando Moreira, o presidente da ESHTE.
Serão discutidos temas como “A Cultura do Turismo Industrial: Da Oficina ao Museu”; “A Reutilização Cultural de Antigas Estruturas Industriais – “ O que deixou de ser para passar a Ser”; “A Musealização das Antigas Estruturas Industriais” ou ainda “Rotas Turísticas e Sistema de Visitação de Estruturas”. Neste último painel participarão os caldenses José Luís Almeida Silva e Vera Fortes do Cencal que vão dar a conhecer o projecto “Rotas da Cerâmica”, onde se integram algumas empresas, museus e ceramistas caldenses, nomeadamente as Faianças Bordalo Pinheiro, a Molde Faianças, a Braz Gil Sudio, Algumas escolas caldenses também pertencem a esta rota.
Haverá também intervenções dos Professores Jorge Custódio e Antonio Zarate Martín (UNED – Madrid), bem como de representantes das Fábricas Vista Alegre, da Pólvora de Barcarena e de Braço de Prata como dos Museus da Chapelaria de S. João da Madeira, da Água e da Farmácia, e ainda da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, entre outros.
Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail joana.freitas@eshte.pt, indicando nome e contacto (e-mail e telefone), sendo o custo da inscrição para público de 25 euros.
Este evento está inserido na Semana da ESHTE que assinalará também o 19º aniversário daquela escola.