Novos médicos dividem-se entre a formação geral (16) e formação especializada (10)
A Unidade Local de Saúde do Oeste recebeu, no início do novo ano, 26 médicos que escolheram esta instituição para realizarem o Internato. A sessão de acolhimento decorreu no dia 2 de janeiro, na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, marcando o arranque de uma nova etapa no percurso formativo destes profissionais de saúde.
De acordo com a ULS do Oeste, a iniciativa contou com a presença da presidente do Conselho de Administração, do diretor clínico para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, do diretor clínico para a área dos Cuidados de Saúde Primários, da diretora do Internato Médico Hospitalar e das diretoras do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar. O encontro teve como principal objetivo facilitar a integração dos novos internos, preparar os primeiros dias de trabalho, proceder à distribuição das rotações e transmitir informações consideradas úteis no âmbito do internato.
No total, a ULS do Oeste recebeu este ano 26 médicos internos, dos quais 16 iniciam a Formação Geral e 10 ingressam na Formação Especializada. As vagas de formação especializada distribuem-se pelas áreas de Cirurgia Geral (dois médicos), Medicina Interna (um), Medicina Geral e Familiar (um), Ortopedia (um), Pediatria (dois), Pneumologia (um), Psiquiatria (um) e Saúde Pública (um).
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste desejou “as maiores felicidades pessoais e profissionais” aos novos médicos, sublinhando que conta com o contributo de todos “no crescimento e modernização da instituição”, bem como na valorização da dimensão humana dos cuidados prestados aos utentes da região Oeste. O Internato Médico realiza-se após a conclusão da licenciatura ou mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação especializada, de natureza teórica e prática, destinado a preparar os médicos para o exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os internos passam pelos serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral, bem como pelos Cuidados de Saúde Primários, nas áreas de Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública. Já a Formação Especializada pode ter uma duração entre quatro e seis anos, consoante a especialidade escolhida.





