Um casulo para proteger a Lagoa

0
774
- publicidade -

Encontro uniu investigadores, pescadores, mariscadores, público e representantes da administração local e central

No passado dia 9 de junho, foi apresentado o projeto “CaSuLO – Entre a Exploração e a Conservação de recursos: Caminhos para a Sustentabilidade na Lagoa de Óbidos”, no Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos (CILO), na Foz do Arelho.

O encontro uniu investigadores, pescadores, mariscadores, público e representantes da administração local e central num total de perto de 40 participantes.

- publicidade -

Este projeto, que conta com uma vasta e diversa rede de parceiros, resulta de um investimento a rondar os 83 mil euros, suportado pela autarquia caldense em 30% e pelo programa MAR2030 nos restantes 70%.

O objetivo é “promover o diálogo e a colaboração entre a administração local, central, cientistas e outros atores-chave, de forma a aumentar o conhecimento sobre a Lagoa de Óbidos, particularmente, sobre as interações entre as pradarias marinhas e a atividade de pesca, de forma a identificar medidas de gestão que permitam conciliar a pesca com a conservação de um habitat prioritário”, referem os responsáveis.

Entre as ações previstas do projeto CaSuLO, que decorre até maio de 2027, está a caracterização e avaliação da dinâmica espacial e temporal das pradarias marinhas, o desenvolvimento de propostas de governança sustentáveis, baseadas em conhecimentos científicos, locais e tradicionais e ainda a criação de instrumentos de gestão integrada e também de um plano colaborativo de gestão sustentável a longo prazo para a Lagoa de Óbidos.

- publicidade -