O protocolo assinado a 23 de junho entre as entidades prevê a realização de cursos e ações formativas adaptadas ao território oestino
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e a Universidade de Coimbra (UC) estabeleceram uma parceria para a realização de atividades conjuntas no âmbito de uma candidatura liderada pela instituição de ensino superior e que pretende aumentar as competências da população adulta e a potenciar a transição dos jovens para o ensino superior. Denominada “Living the Future Academy”, a candidatura aprovada, no valor de 16,5 milhões de euros, resulta de um consórcio formado pela UC, os Politécnicos de Viseu e da Guarda, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Universidade dos Açores.
De acordo com a vice-reitora da UC, Cristina Albuquerque, um dos pilares do projeto prende-se com a confiança nas pessoas, no potencial dos territórios e na forma como estes se podem afirmar em conjunto, potenciado a região Centro. A este juntam-se a proximidade e a inovação,” explicou a responsável durante a assinatura do protocolo.
Foram organizadas oito academias temáticas, que compreendem licenciaturas e mestrados, cursos curtos e formação técnica, divididas em dias iniciativas estratégicas: o Impulso Jovem STEAM e o Incentivo Adultos. A primeira, destinada a estudantes de engenharia e recém- graduados, mas também a jovens que ainda não ingressaram no ensino superior, compreende quatro academias nas áreas das engenharias, do empreendedorismo, sustentabilidade e inovação, e inteligência artificial. O Incentivo Adultos inclui quatro academias temáticas, nas áreas do software e Economia 4.0, saúde e longevidade, formação de professores e de sustentabilidade e economia circular.
De acordo com Cristina Albuquerque, “há já um conjunto de propostas desenhadas para esta região”, entre elas um curso de Patrimónios Alimentares e Desenvolvimento do Território, que vai arrancar em setembro no Centro de Estudos Superiores da UC, sediado em Alcobaça. Para os jovens está previsto um bootcamp em marketing digital, também nessa altura, potenciando esta componente digital junto das escolas secundárias.
A OesteCIM vai fazer, até setembro, um levantamento de necessidades formativas na região, para depois serem definidos os cursos que funcionarão na Academia do Oeste, criada por esta comunidade intermunicipal.
Também presente na cerimónia, que decorreu na presença dos autarcas do Oeste, o reitor da UC, Amílcar Falcão, lembrou que, sendo natural da Nazaré e tendo residido em Alcobaça, conhece bem a região e as potencialidades. “Estamos neste projeto por causa do território”, salientou, realçando que pretendem aproximar as entidades da região às escolas e que, inclusivamente, o Living the Future Academy é o projeto que tem mais financiamento para os jovens e pré-ensino superior. ■