Youth Summit desafia jovens a definirem futuro

0
208
Plateia praticamente lotada na abertura da terceira edição do Youth Summit nas Caldas

Iniciativa direcionada aos jovens pede-lhes que participem na definição das próximas edições

A Youth Summit arrancou, na manhã de segunda-feira, no CCC, lotado de jovens, com uma sessão onde ficou um apelo: que os jovens participem na definição do modelo a adotar para esta iniciativa no futuro.
A vereadora da Educação, Conceição Henriques, recordou que “nas Caldas temos um obstáculo à política da juventude, que é o facto do Centro da Juventude estar há muitos anos em reconstrução, as obras retomaram em janeiro, mas ainda podemos contar com algumas meses até a obra estar terminada”. Tal obrigou a procurar um modelo sem equipamento. “Transformámos uma fraqueza em força” e o modelo adotado “trouxe os jovens para o centro do que se faz” e mudou o paradigma de trabalhar para os jovens para trabalhar com eles.
Outra ideia chave foi a de que os jovens não vivem isolados, são parte da Europa e que podem e devem aproveitar as oportunidades para viajar. “Temos um programa para estágios profissionais que deverá estar pronto para receber jovens não antes de 2025”, revelou a vereadora, salientando que os jovens “são o presente da UE”.
As questões ambientais estão também em grande foco, por exemplo, com a participação do sheikh verde, que virá na sexta-feira novamente às Caldas para falar com os jovens.
“Outro aspeto é o do associativismo, porque na nossa cidade não temos muito associativismo jovem”, notou Conceição Henriques. “O próprio gabinete da Juventude assenta em voluntários, mas não estão organizados numa associação e já lancei esse repto”, acrescentou.
A realização da rota interpretativa, com uma experiência fotográfica ambiental, intitulada de “Ambientes Aquáticos Caldenses – o teu olhar” e a apresentação de um documentário foram algumas das atividades realizadas. Para hoje, 26 de setembro, está prevista a realização de um dia lúdico na Mata, com paintball e jogos sem fronteiras, mas também o primeiro encontro de técnicos de juventude do Oeste e a Mega Bifanada, no skatepark, com a Tomalátuna e dj.
Para amanhã está prevista a apresentação da rota interpretativa e da exposição fotográfica ambiental e para sábado um workshop de representação com André Nunes. À noite realiza-se a festa de encerramento no skatepark, com animação musical. ■