Exposição fotográfica apela a reflexão sobre saúde mental

0
272
Uma das fotografias de João Carlos que integram a exposição

Evento inclui ainda uma conferência sobre a temática

O fotógrafo João Carlos convida o público a refletir sobre a saúde mental com “Fases de Isolamento” e “Fases da Depressão”, duas coleções refletem de forma sensível e impactante os efeitos emocionais e psicológicos de momentos desafiantes, como o confinamento e a depressão. A inauguração está prevista para 5 de outubro, às 16h00, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha.
“Fases de Isolamento” é um projeto fotográfico que captura as experiências emocionais durante o confinamento, retratando com profundidade as transições desde a ansiedade inicial até à aceitação e adaptação, explica o autor sobre a série que foi premiada internacionalmente. Dando continuidade ao projeto, João Carlos introduz agora “Fases da Depressão”, uma nova série que explora os diversos estágios emocionais da depressão, com o objetivo de “aumentar a conscientização sobre as complexas experiências relacionadas com a saúde mental, refletindo o compromisso do artista com temas que ressoam profundamente na condição humana”.
A exposição estará aberta ao público até 31 de outubro, com entrada gratuita, e será acompanhada por uma conferência, a 19 de outubro, que contará com a presença de profissionais de saúde mental para debater o impacto da arte na compreensão e tratamento do isolamento e da depressão. O evento contará com a participação do fotógrafo e artista João Carlos; Rosalinda Chaves, psicóloga especializada em saúde mental e associada ao projeto Des.Pho.Co, onde utiliza uma técnica de fototerapia chamada PhotoVoice; Sérgio Viana, vogal da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses; e Miguel Montenegro, psicólogo clínico e ilustrador profissional. ■