ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS – Muito mais que um simples exercício eles representam uma terapia de bem estar

0
910

Importância da prática hipopressiva nos problemas posturais e dores nas costas

Quer a coluna vertebral quer os órgãos internos necessitam de músculos bem programados para desempenharem as funções de suporte e contenção.
O conceito hipopressivo implica a diminuição da pressão intra-abdominal e contribuir para o equilíbrio das assimetrias de força muscular pela regularização do tónus da faixa abdominal, soalho pélvico, paravertebrais e diafragma que delimitam o espaço barométrico.

- publicidade -

A vida diária e a própria atividade física, quer de lazer quer de competição, comprometem a função dos músculos responsáveis pela estabilidade e equilíbrio da coluna vertebral, ficando estes desprogramados perdem a sua função de suporte e contenção
Porém, a ciência e a investigação não param de estudar um dos fenómenos que mais afeta a saúde pública, como os problemas posturais acrescidos de raquialgias em crianças e jovens que se traduzem na idade adulta em limitações físicas, dor permanente, que condicionam o rendimento laboral e representam grande motivo de baixas médicas, bem como se pretende minimizar lesões desportivas em atletas, não só de competição, mas também de lazer.
Os abdominais hipopressivos  são um método inovador que tem dado provas de grande eficiência na  melhoria de sintomas clínicos associados ao stress postural.
Através de posturas e movimentos rítmicos associadas a apneia expiratória (condição especifica do método hipopressivo), ocorre a normalização do tónus muscular da faixa abdominal, soalho pélvico, diafragma e músculos paravertebrais, e a normalização da pressão intra-abdominal.
A regularização tónica destes grupos musculares favorecem a amplitude, força, mobilidade e  competências muscular de base que promove o alongamento axial da coluna descoaptando as forças exercidas sobre os discos intervertebrais, contribuem para a homeostasia funcional aliviando o desconforto e as dores nas costas

BENEFICÍOS PARA POPULAÇÕES ESPECÍFICAS:

Nos casos de: lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, lordoses, cifoses, hérnia discal, Síndrome de Desarmonia Corporal (ptose abdominal), recuperação pós-parto; incontinência urinária de esforço;

BENEFICÌOS PARA TODAS AS POPULAÇÕES MAIS OU MENOS ATIVAS

-Reduzir o perímetro abdominal, favorecendo melhorias estéticas, posturais e funcionais;
– Proporcionar uma proteção eficaz lombo-pélvica;
-Prevenir o surgimento de hérnias discais, inguinais, e abdominais;
–  Prevenir e regular problemas de incontinência urinária;
–  Favorecer correção postural;
–  Incrementar o rendimento desportivo, pelo aumento do hematócrito
e  aumento da EPO (eritropoietina) e hemoglobina (atletas de competição);
–  Melhoria dos parâmetros  respiratórios  ( asma e bronquite);
–  Normalização de tensões musculares que previnem e diminuem a probalidade de lesões musculares e articulares, (pubalgias, hérnias inguinais, umbilicais, discais)
– Aumentar e regular os fatores vascularizantes sendo eficaz em  sintoma de pernas cansadas favorecendo a circulação de retorno.
– Oferecer como todo o exercício, bem-estar e prazer.
Segundo Marcel Caufriez e Piti Pinsact investigadores e impulsionadores do método, definem a intervenção hipopressiva como uma terapia funcional que integra  postura e  respiração não apenas de carater dinâmico mas que poe em correlação e ativa sistemas do forúm neurofisiológico o que faz deste método um trabalho único, cientificamente comprovado pelas evidências ciêntificas e que esta em expansão e se pretende integrar como uma prática necessária ao bem estar, à atividade física e à saúde. Compete a todos seja qual for a condição a adoção da premissa de Marcel “Evoluir não é uma opção mas uma obrigação”.
Para se iniciar neste método certifique-se que tem a orientação de um profissional qualificado.
Para recolha de informações mais especificas do método em vários planos do bem estar consulte o grupo “ ginástica abdominal hipopressiva Caldas da Rainha/Óbidos” no facebook

Profª Maria Céu Fandinga
(Curso de Ginástica Abdominal Hipopressiva de Marcel Caufriez, RSF – Repprocessing Soft Fitness de Piti Pinsact)

- publicidade -