A saúde geral do nosso organismo é um equilíbrio entre vários fatores e dele depende o nosso bem-estar físico, mental e social.
A cavidade oral é uma peça fundamental neste equilíbrio pois dela dependem várias funções vitais como a mastigação, deglutição, digestão ou respiração. Para que estas funções se realizem convenientemente é necessário uma cavidade oral saudável bem como uma dentição completa.
Se existem vários sinais e sintomas que se manifestam na cavidade oral quando há ausência de saúde geral, como por exemplo as aftas, também as patologias orais tem diversas repercussões no nosso organismo.
A ausência total ou parcial de dentes leva a uma dificuldade na mastigação e deglutição, originando alterações no bolo alimentar o que pode originar inflamações ou ulceras no sistema digestivo.
O bruxismo, patologia associada ao desgaste dentário, tem diversas manifestações sistémicas como dores de cabeça, dores de ouvidos, cansaço geral. Esta doença que afeta as articulações temporo-mandibulares é responsável por uma diminuição acentuada da qualidade de vida dos pacientes.
As doenças gengivais, como periodontites ou gengivites, estão diretamente relacionadas com a incidência de doenças cardiovascular. Neste tipo de problemas periodontais existes colonias de bactérias que facilmente entram na corrente sanguínea podendo depositar-se em gordura localizada nos vasos sanguíneos dando origem a coágulos com consequente patologia cardiovascular.
O cancro oral é o oitavo mais comum no mundo e está associado a um elevado índice de mortalidade que se deve em grande parte ao seu diagnóstico tardio.
As infeções orais como a cárie, que esta presente em cerca de 90% da população, durante a gravides estão associadas ao nascimento de prematuros e de bebes com baixo peso.
Estes são alguns exemplos que demonstram que a nossa boca não deve ser vista como uma parte dissociada do nosso organismo mas sim como parte integrante e muito importante na saúde geral do nosso organismo.
Assim é importante manter a nossa cavidade oral saudável o que só é possível com consultas regulares nos médicos especializados.
Dr. Luis Valença Vieira
Médico Dentista