Chef Bia traz cozinha do mundo para o seu restaurante nas Caldas

0
141
A chef Bia Baptista mostrando Moqueca de Banana Pão. Além de pasteleira e formadora, foi chef do Ritz no Rio de Janeiro

A chef brasileira Bia Baptista, formada nas áreas da nutrição, gastronomia e pastelaria e formadora no Senac do Rio de Janeiro durante uma década, escolheu viver em Portugal há quatro anos e passou por vários restaurantes e pastelarias das Caldas e da Foz. Agora, decidiu abrir o restaurante “A Casa da Bia”, que fica na Rua Fonte do Pinheiro, no espaço onde antes funcionou o Marta’s Place.
No piso térreo funciona um espaço de pastelaria. “Vou apostar em pastelaria brasileira, francesa e alguma portuguesa”, contou a chef que foi, durante anos, responsável pela cozinha do Hotel Ritz, no Rio de Janeiro. Na cave funciona o restaurante, com cozinha do mundo.
“A carta terá pratos com propostas portuguesas, brasileiras, francesas e italianas e vai mudar todos os meses”, disse a responsável, que vai apresentar pratos do dia, servidos ao almoço.
Em “A Casa da Bia” há uma grande variedade de propostas: desde Vazia Brasil ao Polvo Panado com Geleia de Pimenta e vários Risotos (de Cogumelos, de Camarão e de Carne). Estão disponíveis vários pratos vegetarianos, entre os quais um Hambúrguer de Legumes e a Moqueca de Banana Pão.
As sobremesas prometem surpreender, pois terão por base o pão de ló, acompanhado por gelado artesanal, feito pela chef. Pão de Ló de canela com Gelado de Banana Caramelizada é apenas um dos muitas propostas de um espaço que apresenta uma grande variedade de vinhos.
A chef brasileira quis trazer um pouco da sua casa para o seu negócio e, por isso, a sala de refeições está decorado com quadros, gnomos e flores, que Bia Baptista tanto gosta.
Este restaurante é pet-friendly, ou seja, tem as portas abertas aos animais de companhia dos clientes. Além disso, também abre a possibilidade de apresentar exposições na sala da restaurante.
“A Casa da Bia”, onde a sua responsável diz que “são todos são bem-vindos”, vai funcionar de segunda a segunda-feira.
O restaurante, que tem um total de 30 lugares sentados, terá uma equipa de cinco funcionários, dois dos quais que vieram do Brasil pois trabalharam com Bia Baptista no Ritz.
O preço do prato do dia rondará os 8€, enquanto os prato da carta oscilam entre os 15 e os 20€.
A pastelaria vai funcionar entre as 8h00 e as 22h00 enquanto que o restaurante vai trabalhar entre as 12h00 e as 15h30, depois volta a reabrir às 19h30 e encerra por volta das 22h30. ■

A típica Vazia Brasil é acompanhada por arroz, batata frita, farofa e feijão preto

 

Faça em casa

Focaccia, um pão italiano

300 g. farinha para pão branco
1 c. de chá de sal,outra de açúcar,
2 c. de sobremesa de alecrim seco
1,75 dl água
3 colheres de sopa de azeite
250 g de tomate cherry
queijo na quantidade que desejar

 

  1. Preparação
    Pré-aqueça o forno a 210°C na função ventilada. Numa taça larga, misture a farinha com uma colher de chá de sal, uma colher de sobremesa de alecrim seco e o açúcar
  2. Juntar
    Abra uma cavidade a meio. Junte uma colher de sopa de azeite e água (reserve 1 colher de sopa). Mexa, ligando os ingredientes e até a massa se soltar da taça.
  3. Continuar
    Molde a massa em bola, tape e deixe levedar em local quente durante 40’. Num tabuleiro de azeite, coloque a massa, envolvendo-a no azeite. Tape e deixe levedar mais uma hora
  4. Pronto para o forno
    Espalhe a massa sobre o tabuleiro com as pontas dos dedos. Volte a tapar e deixe levedar mais 30 minutos. Espalhe o azeite e a água restantes sobre a massa, enterre os tomate com a ponta dos dedos e deixe levedar, tapada, durante mais 30 minutos.
  5. Conclusão
    Polvilhe a superfície da massa com o restante sal, alecrim e o queijo da sua preferência. Leve ao forno durante 20 minutos e estará pronta a servir. ■05