Localizado no edifício do Turismo, o Coletivo é um novo restaurante que, na verdade, são… quatro!
Abriu recentemente o Coletivo, um novo restaurante no edifício do Turismo, ao topo da Praça da Fruta.
O Coletivo é uma aposta dos Chefs em Casa, empresa fundada por Tatiana Henriques há mais de uma década. “Na altura nem se sabia bem o que era o delivery, mas os Chefs nasceram como sendo o primeiro serviço de entrega de comida, de vários restaurantes da cidade”.
A ideia dos Chefs nasceu de uma constatação: a única comida que era possível encomendar para receber em casa nas Caldas eram as pizzas. “As parcerias foram crescendo, os clientes aderiram, a equipa aumentou e foi toda uma década de desafios”.
Dez anos depois apostaram numa cloudkitchen, uma cozinha de produção, onde pode existir um ou mais restaurantes ou conceitos, a trabalhar exclusivamente para take away e delivery.
Foi durante a pandemia que “surgiu a ideia de explorar tipos de comida que ainda não existiam na cidade”, conta. E assim foi. Agora, dado o sucesso da cloudkitchen, decidiram apostar neste novo conceito, o Coletivo, num espaço nobre da cidade, em frente à Praça da Fruta. “A localização é perfeita e estamos muito felizes por estarmos no coração da cidade, perto dos nossos principais parceiros, com uma vista única”, salientou Tatiana Henriques, acrescentando a proximidade com as obras bordalianas.
Esta aposta permite também que os Chefs conheçam “pessoalmente os nossos clientes de anos, receber, acolher e partilhar momentos”.
O Coletivo tem algumas particularidades. Uma delas é que não é um restaurante… são quatro! Aqui coabitam as cozinhas do àBraz com todos, do El Bicho – Sabores Mexicanos, do Hmmmmburguer – carne maturada e ainda da Shico Pregaria. Uma grande diversidade de opções, que já era explorada na cloudkitchen.
A sala, que tem 32 lugares (mais 20 no exterior), destaca-se pela decoração cuidada. O logótipo é… uma couve típica da louça caldense.
Para o futuro pretendem desenvolver um cartaz cultural com eventos, exposições, performances, entre outros. “Fica aqui o convite para quem quiser expôr, fazer workshops, formações, concertos, teatro”, referiu.
O Coletivo está aberto entre terças-feiras e sábados, durante todo o dia. É que, além de restaurante, o Coletivo também funciona como café. ■
Faça em casa
Braz de espargos e cogumelos, para uma pessoa
Ingredientes:
20+30g de azeite; 150g de cogumelos; 80g de cebola; quatro espargos de tamanho médio; 100g de batata palha, dois ovos (ou 100g de ovo líquido), sal e pimenta q.b., 7g de alho picado, 20g de parmesão ralado e 20g de pickles de cenoura
- Preparação
Saltear: Comece por saltear os cogumelos com sal, pimenta, alho picado e azeite e reserve-os. Adicione a batata palha e mexa gentilmente. - Saltear
Cebola e espargos: Na mesma frigideira, refogue a cebola e os espargos cortados, tempere com sal e pimenta. - Juntar
Batata palha: Depois de refogados os espargos e cebola, junte os cogumelos e adicione as batatas. - Finalizar
E servir: Desligue o lume e adicione os ovos batidos e mexa até obter a consistência desejada. Finalizar com pickles de cenoura e parmesão ralado e… servir!