Dom Duarte serve comida nacional em self-service e para levar

0
1097
Natália faz a magia na cozinha, Priscillia a todos recebe com um grande sorriso e Luís tem mãos para tudo

O café-restaurante fica situado na Rua José Pinto Miranda, n.º 4 RC Esq, Belver, Caldas da Rainha

Dom Duarte é o nome do novo café-restaurante situado na Rua José Pinto Miranda, n.º 4 RC Esq, Belver, Caldas da Rainha, que abriu a 1 de maio. O estabelecimento serve comida tradicional portuguesa caseira em formato self-service e takeaway, aos almoços e jantares, e também possui para venda produtos de pastelaria, café e pão.
“A nossa ideia era ter uma comidinha boa, mas que fosse acessível a todos”, explicou Priscillia Afonso, que detém o restaurante em conjunto com o companheiro, Luís Rocha, ambos caldenses e com familiares no ramo, mas que se estreiam agora enquanto proprietários na área da restauração.
“O nosso conceito é principalmente de self-service, não é o conceito de restaurante tradicional, com serviço à mesa, porque o nosso foco inicial era o takeaway, mas, para aproveitar o espaço, criámos também a modalidade de refeição rápida para a pessoa comer no local”, explicou Luís Rocha, acrescentando que esta opção permite igualmente reduzir custos e, consequentemente, o preço das refeições.
A ementa é composta por três pratos principais, dois de carne e um de peixe, sopa e sobremesa, todos do dia. Por agora, ela é fixa, ou seja, os pratos variam diariamente de segunda a sábado, repetindo-se nas semanas seguintes, com algumas exceções em que são introduzidas novidades, a pedido dos clientes. Porém, Luís Rocha admite a criação de mais “uma” ou “duas” ementas, para que haja “rotatividade”.
A diária servida no snack-bar tem o custo de dez euros, e inclui prato principal, sobremesa, café e bebida, sendo a sopa paga à parte. O takeaway custa 8,50 euros. As ementas são publicadas diariamente no Facebook, no qual está também o contacto para as reservas da comida para levar.

O snack-bar possui capacidade de 30 lugares no interior e uma esplanada

As especialidades da casa são o bacalhau com natas e espinafres, a feijoada de chocos, o entrecosto estufado, as iscas, as moelas, as pataniscas ou o cozido à portuguesa.
No estabelecimento com capacidade de cerca de 30 lugares, trabalham o casal, Natália, que “dá conta do recado” na cozinha, e uma funcionária a tempo parcial. E o Dom Duarte… é o rei lá de casa, o filho do casal!
O estabelecimento, onde anteriormente funcionara igualmente um café-restaurante e que foi sujeito a remodelações, está aberto de segunda-feira a sábado, das 07h00 às 20h00, estando servido de estacionamento gratuito nas imediações. ■

 

Faça em casa

Bacalhau com natas cremoso e caseiro à Dom Duarte

Ingredientes: 2kg de bacalhau, 800g de cebola picada; 1,5l de leite, 50g de farinha maizena, 3,5kg de batata, 0,5l de natas, sal qb, pimenta qb, noz moscada, alho, queijo ralado

  1. Preparar e começar a refogar

Demolhe o bacalhau, coza as postas, para seguidamente as desfiar. Corte as cebolas e os alhos e refogue em azeite.

2. Adicionar ingredientes

Vá juntando lentamente o bacalhau no refogado. Depois, adicione a farinha, o leite e as natas e mexa cuidadosamente.

3. Introduzir as batatas e temperar

Descasque as batatas, corte-as em cubos e leve-as a fritar rapidamente em óleo. De seguida, junte-as ao bacalhau e tempere com sal, pimenta e noz moscada.

4. Levar ao forno e servir

Coloque tudo num tabuleiro, polvilhe com queijo ralado, e leve ao forno. Deixe gratinar, e, voilà, bacalhau com natas de comer e chorar por mais!