“Sabias que” pretende promover a região Centro através dos seus “tesouros escondidos”
O Turismo do Centro de Portugal escolheu o hotel Rio do Prado, no Arelho, para lançar a nova campanha de comunicação, com a qual apela aos turistas a visitar a região, ao surpreendê-los com tesouros escondidos. Sob o lema “Sabias que?”, a campanha tem como objetivo aumentar a notoriedade da marca e promover o conhecimento do destino pela sua autenticidade e genuinidade.
A nova campanha, que será a base da comunicação do Turismo do Centro para 2023 e 2024, foi desenvolvida pela Lobby Films & Advertising e é uma continuação do trabalho iniciado no ano passado, com a campanha “Centro de Portugal: uma região e tanto”. A nova abordagem acrescenta uma camada de curiosidades e segredos por descobrir à vastidão do território, convidando os turistas a explorá-la em todas as suas especificidades.
O primeiro mote da campanha, que sublinha o mundo de opções que o Centro tem para explorar, é que “são precisos 10 anos para conhecer o Centro de Portugal”. O filme promocional, intitulado “Vou só três dias”, conta a história de um homem que fez uma visita de três dias à região com dois amigos, mas no contacto com esses segredos por descobrir, que são tesouros geológicos, paisagísticos, mas também as culturas, as tradições e as próprias gentes do território, acaba por ficar sempre “só mais uns dias”, num debate interno entre a necessidade de conhecer mais a região e a saudade da família, que acaba por se lhe juntar no fim, prolongando ainda mais a estadia.
Telmo Martins, da Lobby Fims & Advertising, empresa que desenvolveu as duas últimas campanhas do Turismo do Centro, realçou que, depois de a campanha anterior ter valorizado a região do ponto de vista quantitativo, era agora necessário sublinhar “a qualidade e diferenciação”. A campanha pretende explorar o contacto pessoal com os locais, pelo que todos os personagens que interagem com o protagonista do filme são “pessoas reais, que têm uma importância tremenda no destino”.
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, destaca que a campanha procura “transpor para o mercado que a marca ainda pode surpreender todos os dias”. A terminar o seu mandato, o dirigente realça que a entidade tem como “prioridade absoluta” as agendas da sustentabilidade, do turismo ativo, do espaço, do tempo e da natureza, respondendo “aos novos desafios da tendência da procura”. Pedro Machado disse que é preciso estar em linha com a transformação dos mercados emissores que procuram Portugal, sublinhando o crescimento de 38% de turistas estrangeiros e a conquista de mercados “que há 10 anos não tínhamos”.
Foi nesse âmbito que o Turismo do Centro escolheu o Rio do Prado para a apresentação da nova campanha. “É um bom exemplo de criatividade e empreendedorismo, respira muito tudo isto que estamos a transmitir”, destacou, acrescentando que Óbidos é também “uma das nossas pérolas e quisemos reforçar esse papel com a presença aqui”.
A apresentação contou com as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, de Joaquim Felício, da CCDR Centro, e Ana Jacinto, da AHRESP. Carlos Abade destacou o crescimento que o turismo teve nos últimos 15 anos no Centro, passando de 3,8 milhões de dormidas para 7,1 milhões e os proveitos de 181 milhões de euros para 388 milhões.
Filipe Daniel, presidente da Câmara de Óbidos, foi anfitrião da cerimónia e destacou “a estratégia diferenciadora” do concelho com “uma chancela de grande qualidade numa perspetiva de diferenciação”. O autarca destacou os “números extraordinários” do turismo no concelho no ano passado, com 257 mil dormidas e um crescimento nos primeiros meses deste ano a rondar cerca de 40%. ■