Como suplementar a sua saúde?

0
2071
- publicidade -

Frequentemente em consultas de Medicina Geral e Familiar, ouvimos pedidos de utentes que procuram a prescrição dum suplemento alimentar para melhorar o desempenho intelectual, aumentar o apetite, reduzir o colesterol, entre outros. Mas afinal o que são os suplementos alimentares? Os suplementos alimentares são considerados géneros alimentícios que se destinam a complementar uma alimentação normal. Não são medicamentos e, como tal, não podem alegar propriedades de prevenção ou cura de doenças.
É grande a panóplia de funções e destinatários destes suplementos, mas quais serão os seus reais benefícios? No geral, existe pouca evidência científica que comprove o benefício e garanta a segurança dos suplementos alimentares. Se os medicamentos, para chegarem ao mercado, passam por uma série de rigorosos testes, o mesmo não acontece com os suplementos. Em Portugal, eles são regulados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, sendo posteriormente controlados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entidades que nada têm a ver com a indústria farmacêutica.
“Se não fizerem bem, mal não fazem pois são apenas vitaminas e minerais, certo?” Tomados indiscriminadamente e sem qualquer tipo de monitorização podem estar associados a risco de graves problemas de saúde. Além disso, apesar de não serem medicamentos podem interagir com a absorção e efeitos destes.
Posto isto, uma alimentação equilibrada e variada, rica em frutas e vegetais, pobre em gorduras, açúcar e sal, fornecerá todos os nutrientes nas quantidades necessárias para a manutenção de uma boa saúde.

- publicidade -