Dia Mundial da Fisioterapia

0
58

 

Daniela Gameiro
fisioterapeuta

A 8 de setembro comemorou-se o Dia Mundial da Fisioterapia, instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) e celebrado desde 1996. Segundo a WCPT, a Fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Os campos de atuação da Fisioterapia são muitos abrangentes, acompanhando o indivíduo desde o período pré-natal até ao fim da sua vida (…)
Muitos dos fisioterapeutas em Portugal atuam a nível hospitalar, em unidades de Cuidados Continuados e em clínicas privadas. No entanto, é importante salientar o trabalho desenvolvido ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, na promoção da saúde, nomeadamente em programas de prevenção de quedas, de promoção da mobilidade e da actividade física.
Com a pandemia surgiram novos desafios à prática profissional. A capacidade de adaptação do fisioterapeuta foi colocada à prova e foi necessário recorrer a outros recursos, tendo existido um desenvolvimento significativo de uma área menos explorada, a Telefisioterapia. Esta consiste na utilização de meios digitais de comunicação para a realização de intervenção em Fisioterapia de forma remota, seja de modo exclusivo ou como complemento à intervenção presencial. (…)
O fisioterapeuta é um profissional diferenciado e que, mesmo por detrás da máscara, tem sempre um sorriso para oferecer aos seus utentes, para os quais trabalha todos os dias para maximizar a sua função e melhorar a sua qualidade de vida. ■