Dislexia

0
838
Gazeta das Caldas

A propósito do início do ano letivo, nas próximas edições vamos abordar as principais perturbações da aprendizagem que muito preocupam os pais – dislexia, disgrafia e discalculia.
Comecemos pela primeira: a dislexia!  Este termo virou moda. Desde que passou a existir, parece que todas as crianças tem dislexia.
Trata-se da presença de várias incorreções na leitura e na escrita. Estas crianças dão muitos erros ortográficos, tem dificuldade a ler, na construção das frases, na interpretação e na organização das ideias para construir um texto.

É conveniente que o diagnóstico seja o mais precoce possível. Estas crianças começam com problemas na linguagem desde cedo, geralmente inicia-se mais tarde e com dificuldades de articulação ou troca de sons. No inicio do 1.º ciclo, começam com dificuldade na aprendizagem das letras, confundindo-as, o que vai resultar num processo de leitura lenta, silabada, que em nada contribui para a interpretação de um enunciado.
Os erros ortográficos são caracteristicos: p-t, f-t, f-v, ch-x-j, s-z-ss-ç, ão-am, nh-lh, p-q; bem como as inversões das silabas, tanto na leitura como na escrita: pra-par, ali-ail, sempre-semper.
Os dislexicos também costumam ter alterações ao nível da memória, dificuldade na orientação direita-esquerda, alterações no cálculo e na interpretação,
Aquando dos primeiros sinais de alerta, procure um técnico especializado para uma avaliação. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico!

Um excelente ano letivo a todos