Farmácias da região vão vacinar para a covid e gripe

0
830
Pessoas com 65 ou mais anos abrangidas pela campanha de vacinação nas farmácias
- publicidade -

Das 17 farmácias das Caldas e de Óbidos, apenas duas não aderiram à campanha de vacinação para a covid e gripe

A Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023, que engloba a administração de vacinas para a covid-19 (4.ª dose) e para a gripe, vai decorrer em 13 das 14 farmácias comunitárias das Caldas, e em duas das três existentes em Óbidos.
Nas Caldas da Rainha, aderiram à campanha: o Grupo Correia Rosa, que engloba as Farmácias Rosa, Caldense e de Santa Catarina; o Grupo Maldonado Freitas, a que pertencem as Farmácias Maldonado, Freitas e de Salir; a Central; a Branco Lisboa; a Perdigão; a Farmácia da Foz do Arelho; a Farmácia Ferreira, em A-dos-Francos; a farmácia de Tornada e a dos Vidais. A farmácia de Rostos não irá vacinar, salientando, no entanto, que, a cinco quilómetros de distância, a de Figueiros (Cadaval), que compõe o grupo informal que integra ainda a farmácia de A-dos-Francos, oferecerá esse serviço. Já em Óbidos, aderiram à campanha a Farmácia Senhora da Ajuda, nas Gaeiras, e a Farmácia Vital, na Amoreira. Estas integram as 2235 farmácias aderentes à data de sábado, de 96,4% dos concelhos portugueses.
A vacinação tem início a 29 de setembro, sendo elegíveis, de acordo com a norma da vacinação sazonal contra a covid-19, os maiores de 60 anos (inclusive), que já tenham levado uma vacina de tecnologia mRNA Comirnaty ou Spikevax (comercializada pela Moderna), e não tenham história de reação de hipersensibilidade ou reações adversas graves após vacinação anterior.
Apenas é preciso fazer-se acompanhar dos documentos de identificação aquando do agendamento da toma da vacina, que pode ser feito diretamente na farmácia, por telefone ou numa plataforma online (ainda a disponibilizar), não havendo qualquer custo associado à toma das vacinas. No caso da vacina para a gripe, o grupo elegível para a tomar de forma gratuita foi alargado (anteriormente, restringia-se às pessoas com 65 ou mais anos).
Pode optar por tomar apenas a vacina para a covid ou para a gripe, ou as duas em simultâneo (uma em cada braço), senda a última opção uma recomendação do SNS.
Nas farmácias do Grupo Correia Rosa, as marcações do serviço de administração de vacinas começaram na terça-feira, dia 19. A diretora, Catarina Tacanho, informou que as doses começam a chegar hoje, 21.
“Não está prevista falha no acesso a estas vacinas, uma vez que foram aprovisionadas pelo Estado muitas vacinas tendo como base o número de população a vacinar”, salientou, acrescentando que o número de vacinas recebidas dependerá da quantidade de pessoas a vacinar.
Catarina Tacanho referiu ainda que “não há pressa na vacinação pois, como sabemos, o pico da gripe será ou tem sido em janeiro”.
As farmácias do Grupo Correia Rosa já possuíam serviço de vacinação anteriormente à presente época de vacinação, porém, com “esta novidade da vacinação conjunta gripe/covid do contingente do Estado, tivemos necessidade de ter mais farmacêuticos a fazer a certificação desta competência [em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis]”, sendo que, “nas farmácias Correia Rosa, temos a maioria dos nossos farmacêuticos com a competência certificada”. O horário para a administração das vacinas está dependente da disponibilidade das equipas.
Na farmácia das Gaeiras, também já se fazem pré-reservas e as vacinas serão administradas entre as 10h00 e as 12h00, e das 14h00 às 18h00. ■

- publicidade -