IPL debate acesso à saúde a populações vulneráveis

0
163
Congresso tem lugar na Escola Superior de Saúde de Leiria

Iniciativa decorre sexta-feira e sábado na ESSLei e é aberta a toda a comunidade

Decorre nos dias 24 e 25 de fevereiro, o “Mais acesso, melhor saúde: capacitar populações vulneráveis”, o II Congresso Interdisciplinar promovido pelo mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, em parceria com a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e a Câmara Municipal de Leiria. A iniciativa, que conta com a presença da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, visa sensibilizar para a problemática das populações vulneráveis, bem como garantir o acesso e uma maior adesão ao tratamento, como forma de assegurar uma melhor qualidade de vida das populações migrantes.
O programa do congresso integra quatro painéis de debate que versam sobre “Diversidade cultural: desafios em saúde mental”, “Cuidados de saúde na multiculturalidade”, “Boas práticas na intervenção com populações migrantes” e “Testemunhos e Experiências de integração”.
O evento é destinado a profissionais de saúde, profissionais da área social, docentes, estudantes e comunidade em geral. A inscrição deve ser feita em maisacessomelhorsaude.ipleiria.pt/, onde é possível também encontrar o programa detalhado do evento.
Segundo a organização desta iniciativa, “o contexto pandémico em que vivemos despoletou novos desafios e necessidades para as pessoas que vivem em condições migratórias, deslocadas do seu ambiente, no acesso, diagnóstico e ligação/retenção aos cuidados de saúde”, exponenciados pelos cenários de guerra em África e na Europa, que têm “potenciado as situações de precaridade no acesso a condições dignas de vida e de saúde em particular, que necessitam de ser refletidas e discutidas”. ■