O novo Coronavírus (2019-nCoV)

0
1380

O que é?
É um novo coronavírus, que provoca doença respiratória (como a pneumonia, por exemplo), tendo sido identificado pela primeira vez em humanos em Wuhan (China).

Quais os sintomas?
Geralmente, os sintomas surgem 2 a 3 dias após a exposição, mas podem levar até 14 dias a desenvolver-se. Os sintomas incluem febre, tosse ou dificuldade respiratória. Estes sintomas também são comuns a outras doenças, pelo que se os tiver, mas não viajou recentemente para a China ou não contactou com nenhum caso confirmado ou provável de infeção por Coronavírus nos 14 dias antes do início dos sintomas, então não terá infeção por Coronavírus.

Como se transmite?
A propagação de pessoa a pessoa foi confirmada, ocorrendo através de gotículas respiratórias produzidas quando a pessoa infetada tosse ou espirra ou do contacto direto com secreções infetadas.

Como me devo proteger?
De momento não existe vacina para prevenir a infeção por este coronavírus. Assim, a melhor maneira de se proteger é evitar ser exposto ao vírus.
Devem ser adotadas medidas semelhantes às já tomadas no caso do vírus da gripe, ou seja:
• tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• utilizar um lenço de papel ou o braço e nunca com as mãos
• colocar os lenços de papel no lixo;
• lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir e após contacto direto com pessoas doentes;
• evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias ou manter pelo menos 1 metro de distância de segurança.

O que fazer se tiver viajado à China recentemente?
Recomenda-se a vigilância dos sintomas febre, tosse ou dificuldade respiratória, durante os 14 dias após o regresso. Em caso de surgirem sintomas deverá ligar para a linha telefónica SNS 24 (808 24 24 24) antes de recorrer aos serviços de saúde.

 

Pedro Miguel de Almeida Lopes

Médico Interno de Saúde Pública

Unidade de Saúde Pública do ACeS Baixo Vouga