- publicidade -
Vítor Ilharco
Personal Trainer
Iniciado um novo ano, novas resoluções são criadas, tendendo estas a desaparecer mais rapidamente que a ingestão das 12 passas.
Um dos desejos mais habituais é o aumento da atividade física. Algo que vai contracorrente à realidade nacional.
Apesar dos benefícios para a saúde serem bem claros, há algumas décadas, e cada vez mais comprovados cientificamente, os portugueses continuam a apresentar muita resistência em integrar a atividade física na sua rotina diária ou semanal.
Segundo os dados mais recentes, divulgados pelo Eurobarómetro de 2022, 73% dos portugueses nunca pratica atividade física.
Este é um valor duplamente preocupante que não só cresceu em 8 pontos face aos valores anteriores, de 2017, como é o valor mais alto nos 27 países europeus inquiridos.
O primeiro passo para conseguir que este seja um ano de mudança é aprender a traçar melhor os seus objetivos. A investigação científica demonstra que estabelecer objetivos SMART (inteligentes) facilita a obtenção e manutenção de mudanças. Apesar deste acrónimo ter sido criado para a língua inglesa, é possível, quase sem batota, empregá-lo em português.
Em primeiro lugar, o objetivo deverá ser eSpecífico. Em vez de algo vago como “ser mais ativo” deve procurar traçar uma meta o mais detalhada possível, como “fazer atividade física duas vezes por semana”. Isto irá permitir saber exatamente o que pretende alcançar.
Deverá traçar algo que seja Mensurável. Para saber se atingiu o objetivo, deverá poder avaliá-lo. Assim, atribua um valor como “por semana vou caminhar 3 vezes durante 10 minutos” ou “todos os dias irei dar 5000 passos”.
O seu objetivo deverá ser Atingível. Proponha algo que seja desafiante, mas possível de alcançar sem um esforço desmedido. As mudanças pequenas e viáveis são a principal recomendação.
Procure algo que seja Relevante para si. Qual o principal motivo para querer ser ativo? De que forma isso o vai ajudar no dia-a-dia? Quais as atividades físicas que poderá realizar e pelas quais tenha gosto (ex: caminhadas, bicicleta, natação)?
Por último, este seu objetivo deverá ser Temporalmente enquadrado. O seu desejo tornar-se-á mais forte se colocar um prazo para a sua concretização e, terminando esse período, reavaliar e ajustar a sua meta.
Assim, apesar de estarmos no final do mês de janeiro, há todo um ano e, sobretudo, toda uma vida pela frente. Ainda irá bem a tempo de substituir as vagas resoluções de Ano Novo por objetivos SMART.
E lembre-se que, no que diz respeito a ser mais saudável, todo o movimento conta. ■