Privados dão exemplo na prestação de cuidados

0
43

O Montepio – Rainha D. Leonor é uma das várias instituições de referência na saúde privada que se têm mostrado ao serviço das populações da região

A oferta de cuidados de saúde privada na região é vasta e tem vindo a ser reforçada nos últimos anos, com vários investimentos. Mas a entidade privada, embora de cariz mutualista, que há mais tempo opera nas Caldas da Rainha está por cá desde 1860. O Montepio – Rainha D. Leonor assume-se como uma das principais instituições da cidade e da região, suprindo algumas das lacunas que o Serviço Nacional de Saúde tem, apesar de tudo, deixado a descoberto. E tem em curso uma parceria estratégica com o Grupo Luz Saúde, destinada à área médica, que visa qualificar a oferta de serviços à população. E continua a desenvolver o projeto para o futuro Hospital, que deverá ser construído no antigo edifício da EDP e será candidatado aos fundos disponíveis do Plano de Recuperação e Resiliência.
Enquanto não chega o novo hospital, a entidade tem vindo a requalificar alguns serviços e, depois de mais de 20 anos a funcionar de forma provisória, o serviço de Otorrinolaringologia do Montepio foi inaugurado nas instalações da Casa da Saúde da associação mutualista, uma “prenda” para o 162º aniversário da instituição.
Um pouco por toda a região há outros grupos privados de saúde que estão ao lado das populações. O maior grupo privado de saúde da região com capital próprio 100% familiar é o H Saúde, entidade já com quatro décadas e que possui, entre outras estruturas clínicas, a Policlínica Central da Benedita, espaço onde foi criada, após uma luta de vários anos, uma unidade de hemodiálise. A construção de um bloco operatório, que permitirá a realização de cirurgias de oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia e estética, está entre as prioridades do grupo fundado por António José Henriques e que, hoje em dia, é liderado pelo filho, Henrique Henriques.
Em Alcobaça, o grupo Sanfil também tem estado particularmente ativo. No passado mês de fevereiro, abriu um novo espaço em Alcobaça: a Clínica São Francisco. Depois da unidade de saúde que está instalada junto ao hospital da cidade, a Sanfil Medicina tem agora um novo espaço em funcionamento, nas imediações da Santa Casa da Misericórdia, junto às residências assistidas daquela instituição, com diversas especialidades.
Outro grupo com grande relevância na região é o Beatriz Godinho Saúde, com origem em Leiria, e que hoje dispõe de uma abrangência geográfica no Centro, com mais de 130 postos, entre laboratórios e unidades de colheita.
Além destes grupos de maior dimensão, a prestação de cuidados de saúde por privados no Oeste é vasta. Entre clínicas de fisioterapia, clínicas dentárias, clínicas de psicologia, centros de bem estar, óticas, lares de idosos, entre outros, aproveite este Diretório para saber que aqui a saúde está no topo das prioridades.