Abriu uma clínica veterinária em Óbidos

0
19864
Joana Bernardino
Joana Bernardino apostou na abertura de uma clínica veterinária em Óbidos

Os donos de animais de companhia do concelho de Óbidos já têm uma clínica para tratar dos seus amigos de quatro patas (e não só) sem ter que sair do seu concelho. Chama-se Clínica Veterinária de Óbidos, abriu no centro da vila – junto à Caixa Geral de Depósitos – no início de Dezembro e além de tratar cães e gatos, também está habilitada a tratar animais exóticos.

O espaço pertence a Joana Bernardino, formada em medicina veterinária e com 10 anos de prática veterinária no Ribatejo e nas Caldas da Rainha, decidiu apostar num espaço próprio. “Era uma ideia que tinha, que se foi apoiando no feedback que fui recebendo”, conta Joana Bernardino. Não havia qualquer clínica veterinária em Óbidos, o que deu um incentivo extra, por se tratar de “uma mais-valia para o concelho”.
O espaço é composto por dois consultórios, sala de tratamentos, bloco operatório, uma sala de recobro e é dotada de aparelhos de diagnóstico como raio-x e ecografia, além de equipamentos para fazer análises. Também tem uma mini loja com alguns produtos de consumo, principalmente rações.
Joana Bernardino aposta também num serviço inovador, que tem em conta as dificuldades dos donos em relação aos horários. Baseia-se num serviço de recolha e transporte, em que uma carrinha vai buscar os animais a casa dos donos na hora combinada, o animal é tratado e fica na clínica até à hora estabelecida para o regresso ou até o dono o poder ir buscar. Também é possível vacinação ao domicílio. “Com estes serviços evitamos a deslocação a quem não pode, ou a quem não tem tempo para levar o seu animal de estimação ao veterinário”, realça Joana Bernardino.
Além dos habituais cães e gatos, Joana Bernardino está habilitada, através de uma formação na Universidade Lusófona, para tratar de animais exóticos – coelhos, porquinhos da Índia, chinchilas, tartarugas, iguanas e outros répteis. Segundo a médica veterinária este tipo de animais tem cada vez mais adeptos, sobretudo os coelhos e porquinhos da Índia.
Sem adiantar valores, Joana Bernardino considera que este é “o investimento de uma vida”. Foi necessário fazer obras para criar as salas no espaço que antes era um banco e equipar a clínica com mobiliário e os equipamentos necessários.
A clínica tem ainda um bom espaço exterior, onde os animais podem esperar pelo atendimento de forma tranquila. Além da entrada pela Estrada Nacional 8, existe igualmente uma entrada pelo lado do parque de estacionamento do antigo campo de futebol (entre as instalações da Associação Espeleológica de Óbidos e a CGD), que evita que os clientes exponham os seus animais ao perigo da estrada.
Apesar de existir um número crescente de clínicas veterinárias, Joana Bernardino acredita que também há uma preocupação crescente das pessoas para com os seus animais de estimação, o que até pode estar relacionado com a crise. “As pessoas acabaram por se ligar mais aos animais de estimação e tratam-nos melhor”, acredita.
A Clínica Veterinária de Óbidos tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h30 às 20h00 e aos sábado das 10h00 às 18h00.