Cadaval sensibiliza para a esterilização animal

0
39

Município apela à esterilização como forma de melhorar a saúde dos animais e controlar a população

O Município do Cadaval tem em marcha uma campanha de sensibilização junto da população, em articulação com a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O intuito é o de evitar a reprodução excessiva dos animais de companhia, reduzindo assim o abandono e os subsequentes problemas de saúde pública.
A campanha sustenta-se na divulgação de cartazes em todas as freguesias, na difusão de vídeo promocional nas redes sociais e na distribuição de folhetos informativos pelas escolas e serviços de atendimento locais.
O objetivo é sensibilizar para o problema da sobrepopulação de cães e gatos e para a tomada de consciência cívica de todos os que têm animais de companhia para a importância da esterilização.

Campanhas já proporcionaram a esterilização de 75 canídeos nos dois últimos anos

“A esterilização de animais é um ato de responsabilidade, dado que impede a reprodução dos animais, trazendo, paralelamente, inúmeros benefícios à sua saúde, quer em cães como em gatos de ambos os sexos”, refere o município cadavalense.
Além disso, esterilizar reduz a agressividade, proporciona uma vida mais longa aos animais de estimação. Por outro lado, diminui o risco de cancro uterino e mamário, nas fêmeas, e de cancro testicular, nos machos.
A esterilização de animais de companhia assume cada vez mais relevância, quer ao nível do bem-estar animal, quer como forma de combater o abandono dos animais de companhia.
De salientar que, no âmbito das campanhas de esterilização de cães e gatos de companhia promovidas pela DGAV, o Município do Cadaval realizou, nos últimos dois anos, através de colaboração com a APAC – Associação Protetora de Animais do Cadaval, a esterilização de um total de 75 canídeos.