Chegou a estação da muda de pêlo para cães e gatos

0
6503
Gazeta das Caldas

gato

A Primavera já aí está e com ela chegou também a época da muda de pêlo de Inverno para o pêlo de Verão, o que pode ser problemático para quem tem amigos de quatro patas em casa. Esta é uma questão que não se pode evitar, mas que se pode minimizar. Para quem tem répteis, é também altura da muda de pele para alguns deles.

Durante todo o ano cães e gatos têm perda de pêlo mais ou menos ligeiras de forma constante ao longo do ano, mas na altura da Primavera esta queda intensifica-se em quase todas as raças.

Uma forma de minimizar este problema é escovar com mais frequência o animal. A escovagem não serve apenas para reduzir os pêlos espalhados pela casa, garante também que a muda é saudável. Remove o pêlo solto, estimula a pele e o aumento do brilho da pelagem. Se a pele do animal não for sensível pode usar uma escova de arame. Quando se tratam de animais com pele sensível ou pêlo muito curto, use uma escova de nylon em vez de arame. As escovas macias só são eficazes na remoção do pêlo que se encontra à superfície, não ajuda a pele nem ao brilho natural. Existem escovas próprias para cães de pêlo muito longo.

Para os cães e gatos de pelo curto, as escovas de almofada são as mais indicadas, uma vez que para além de remover o pêlo proporcionam uma massagem ao animal. Neste caso deve escovar em movimentos circulares.

Os gatos de pêlo comprido podem ser escovados todos os dias, ou pelo menos duas vezes por semana.

Uma boa escovagem começa à superfície e só depois passa para zonas mais profundas. Desta forma os pêlos não ficam emaranhados, o que pode causar feridas na pele. Uma escovagem agressiva causa desconforto ao animal e será mais difícil convencê-lo nas vezes seguintes.

Depois de escovado, pode levar o seu animal a um profissional para que ele termine o trabalho deixando o pêlo com um aspecto esplenderoso para o verão.

Se apesar de aspirar a casa os seus estofos parecem cobertos de pêlo, experimente esfregar os tecidos com um pedaço de pano de algodão húmido. Também pode evitar que os pêlos se agarram aos estofos aplicando um spray antiestático que pode encontrar no supermercado.
Os cães e os gatos não, contudo, os únicos animais que mudam a cobertura do seu corpo. Os pássaros mudam de penas de seis em seis meses ou uma vez por ano, conforme a espécie, e os répteis, como cobras, ou iguanas, mudam de pele com regularidade.
Embora se trate de um processo normal, estas mudanças podem provocar alguns problemas que causam dor ou mesmo ferimentos no animal.

Muda de pele nos répteis

Um réptil muda totalmente a pele, da cabeça ao rabo, num período de vários dias. A pele perde o colorido e as sobras desenvolvem uma espécie de filme sobre os olhos, enquanto que as pálpebras das iguanas se tornam papudas. Uma cobra saudável perderá a pele praticamente inteira, mas se estiver doente perde-a aos bocados. Já na iguana a perda de pele aos pedaços é normal.

Para quem tem cobras, se a película sobre os olhos não cair, não a tente tirar com o auxílio de objectos cortantes. Mergulhe-o em água tépida durante 10 a 20 minutos e depois lave-lhe os olhos com algodão embebido em água mineral. Mantenha-o em observação durante 24 horas. Se a película dos olhos não sair não insista. Leve a cobra a um veterinário para prevenir infecções que podem causar cegueira.