O coelho doméstico

0
5557
Gazeta das Caldas

coelho3“De olhos vermelhos, de pêlo branquinho, dou saltos bem altos, eu sou um coelhinho”. É assim que a música infantil caracteriza o coelho. Animais curiosos, com um ar dócil que quase parece um peluche.

Os coelhos são animais nocturnos, mas facilmente alteram os períodos de sono para se adaptarem à rotina do dono. São curiosos por natureza, estão sempre prontos para explorar a casa.
Estes animais são territoriais, sobretudo as fêmeas, mas os machos também marcam território através da urina, um comportamento que se pode corrigir sobretudo se o animal for esterilizado.
Apesar de poder ter o coelho regularmente à solta pela casa, é imprescindível que tenha uma gaiola. Esta deve ser espaçosa o suficiente para que o coelho se estique e se possa sentar sobre as patas traseiras. Se não pretende soltar o coelho, deve ter em atenção que este precisa de se exercitar. A gaiola deve ficar num local seco e longe de correntes de ar e deve ter um ninho onde se possa esconder. Não se esqueça de providenciar um comedouro e um bebedouro.
A alimentação pode ser baseada em ração própria para coelhos de estimação e o feno deve estar sempre disponível. É importante que o animal consuma também vegetais frescos. Toda a gente sabe que os coelhos adoram cenoura, mas pode dar-lhe bróculos, couve (em pequena quantidade), nabo, rabanete, ou salsa. Batata e leguminosas secas são de evitar e se não tiver certeza se pode dar ou não algum alimento, não o dê.
Se não faz questão de fazer criação, deve ter em conta a esterilização do animal, que para além de melhorar o seu comportamento (diminui a agressividade a ajuda a controlar a necessidade de marcar território), também ajuda a evitar problemas de saúde, sobretudo nas fêmeas.
Se pretende deixar o coelho andar solto pela casa deve treiná-lo para que não faça as necessidades de forma aleatória. Deve deixá-lo ambientar-se à gaiola para que se habitue a fazer aí as necessidades. Coloque o wc (como dos gatos) nesse local. Quando andar à solta tenho o wc sempre com fácil acesso.
Não use lixivia para limpar o local onde o coelho urinou, ele gosta do cheiro e volta a fazer nesse local. Use vinagre ou limão e de seguida lave com um detergente normal
Para manter o seu coelho limpo, também é importante levá-lo a aceitar, desde cedo, a escovagem, o corte das unhas e o barulho do secador.
Os coelhos devem ser vacinados anualmente contra a mixomatose e contra a doença hemorrágica viral. Também pode decidir vacinar o seu coelho contra a pasteurelose. Deve aconselhar-se com o veterinário sobre este assunto.