Marina Silva, a caldense que partilha receitas veganas

0
529
A jovem tem-se dedicado a um gosto que já vem de família: a culinária. Foto no lançamento do livro de Gabriela Oliveira

Mais de 23 mil pessoas seguem a página de Instagram que criou há cerca de um ano e onde partilha as receitas

Foi em janeiro de 2022 que a caldense Marina Silva criou a sua página de Instagram dedicada a partilhar as receitas veganas que procurava para si. Na altura, procurava evitar o consumo de carne, mas não encontrava muitas receitas. “Sentia que era sempre a mesma coisa, saladas, massa com vegetais e coisas com pouco valor nutricional”, recorda. “Queria ter mais opções”.
“Sempre gostei bastante da área da cozinha, a minha mãe teve um restaurante e eu ajudava e também guardo muito boas memórias de momentos afetivos em família, de fazer bolos com os meus irmãos e a minha mãe ao fim-de-semana”, lembra. “É uma coisa que vem de família e agora gosto cada vez mais!”, exclamou, em conversa com a Gazeta das Caldas.
As receitas são 100% veganas, sem produtos de origem animal. Um conceito que, aliado à criatividade nas receitas e ao cuidado na edição das publicações, suscitou o interesse de milhares de pessoas. Em setembro deu-se a explosão, com duas receitas a chegarem a milhares de pessoas: o Caril de Grão com Manga e a One Pot Pasta. Ideias não faltam, desde a feijoada à portuguesa ao empadão de lentilhas. Ainda não tinha chegado ao final do ano e já tinha duplicado o objetivo inicial de 10 mil seguidores num ano.
Marina Silva gosta também de recriar pratos e sabores que são familiares às pessoas, mas sem o peixe ou a carne que tradicionalmente teriam. O Tofu à Lagareiro é um exemplo.
A trabalhar como assistente administrativa, esta jovem caldense aproveita os fins-de-semana para… trabalhar, mas neste seu gosto. “Ao sábado fico o dia todo a cozinhar e a gravar e ao domingo a editar, fazer áudios e preparar tudo para ir publicando os vídeos durante a semana, porque trabalho”.
Entre os vários projetos em que colabora, recentemente esteve a cozinhar no meio da floresta, no projeto Brunch in The Woods, de uma marca alcobacense que está a desenvolver uma manteiga vegetal à base de azeite. Outro será a participação no Pela Terra na Cozinha, no dia 16 de abril, às 11h30, com uma live a ensinar a fazer Tofu Agridoce. Este é um projeto pensado por Flor Oliveira e Luísa Ferreira para assinalar o Dia da Terra e conta com 30 chefs, nutricionistas, bloggers e outros, a partilharem uma receita. São 30 dias, 30 pessoas e 30 receitas.
O objetivo inicial tem sido conseguido. Esta caldense tem mostrado “que é possível ter comidas saborosas sem estar sempre a comer carne ou peixe”. ■

As receitas são feitas com produtos sem origem animal

 

Faça em casa

Uma salada de Quinoa e Grão de Bico para a Primavera, à Marina Silva

Ingredientes: 200gr quinoa cozida, 150gr grão de bico, um pimento vermelho, um pimento amarelo, uma beringela, morangos, salsa e coentros

 

1 – Preparação
Base de pimentos e beringela

Cortar os pimentos e a beringela em pequenos pedaços

2 – Temperar
Azeite e sal
Temperar com um fio de azeite e sal e levar ao forno aquecido a 200º até ficarem bem cozinhados (cerca de 30/40min)

3 – Juntar
Ingredientes: Num prato ou taça colocar quinoa a gosto, o grão de bico, os legumes assados, morangos, salsa e coentros picados

4 – Adicionar
Tempero: Juntar o tempero, preparado com azeite, sumo de 1/2 limão, um dente de alho ralado e sal e desfrutar