Ordem – Um novo restaurante no espaço do histórico Café Paris

0
321
Com 22 lugares, existe a possibilidade de fechar o restaurante para grupos

Novo espaço de restauração recorda a História de Alcobaça, com vários apontamentos ligados a memórias do concelho

Ordem é o nome do novo espaço de restauração que abriu em Alcobaça, no número 75 da Rua Frei António Brandão, onde outrora foi o Café Arco-Íris e, depois, o histórico Café Paris.
No novo restaurante é possível encontrar vários objetos que são referentes a Alcobaça. Numa grande vitrine vemos, por exemplo, pratos com rótulos de empresas alcobacenses de outros tempos, vemos um cinzeiro do café Arco-Íris que começou a laborar neste mesmo local em 1931, entre outras referências. Em breve será também possível ver uma coleção de rótulos da fruta alcobacense que era enlatada no século passado.
O restaurante Ordem é uma aposta de José Miguel Gedeão, João Gonçalo e Joana Lisboa, três alcobacenses de gema, que viveram a sua meninice em frente ao Mosteiro e que agora abriram um restaurante criando três postos de trabalho.
José é cozinheiro profissional há cerca de sete anos e, depois de estagiar e trabalhar em diversos restaurantes de renome, quis abrir o seu próprio espaço. Entretanto, foi desafiado por João e decidiu avançar. Só que atravessou-se uma inesperada pandemia, que adiou o concretizar desta ideia. Agora, a Ordem já trabalha e neste espaço, com apenas 22 lugares, é possível encontrar a gastronomia tradicional portuguesa, mas com toques de modernidade. Há petiscos e opções vegetarianas e veganas. “Trabalhamos muito com os produtos da época”, salienta José Gedeão, esclarecendo que, com a abertura deste restaurante procuraram colmatar uma lacuna: a dificuldade de encontrar um sítio para petiscar fora das horas das refeições. Daí que o horário seja das 12h30 às 23h00, entre terças-feiras e sábados.
O espaço conserva ainda uma mesa muito especial: “diz-se que aqui, nesta mesa, o Zeca Afonso escreveu muitas das suas músicas”, realçam os empresários, também eles com uma vida ligada à música.
O antigo café Paris necessitou de bastantes obras para abrir agora como restaurante. A instalação elétrica, as canalizações e o chão são novos e foi preciso construir uma segunda casa de banho, uma vez que tinha apenas uma. Na decoração, em tons de azul e cinzento, destaca-se um grande balcão de madeira, com a palavra “Ordem” escrita.
A hipótese de fechar o espaço para grupos é uma mais-valia e tem sido uma opção muito procurada. Outro atrativo é a proximidade do mosteiro. ■

Com 22 lugares, existe a possibilidade de fechar o restaurante para grupos

Faça em casa

Tataky de Atum com Escabeche de Maracujá à José Miguel Gedeão

Atum fresco (cortado em tataky), cebola roxa, polpa de maracujá com sementes, sementes de sésamo, vinagre de maçã e azeite

1 – Preparação
Escabeche

Cortar a cebola em meia lua e estufar em lume brando com o vinagre a gosto até ficar cozinhada

2 – Adicionar
Polpa de Maracujá

Adicionar a polpa de maracujá ao preparado e deixar levantar fervura

3 – Preparar
Atum

Levar uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite. Passar o atum pelas sementes de sésamo. Selar o atum a gosto.

4 – Finalizar
Empratar

Selar o atum a gosto e, depois, fatiar. Por fim, empratar e… servir.