As possibilidades são cada vez maiores quando se fala em animais de estimação. Aos típicos cães e gatos foram-se juntando os pássaros, os répteis, os coelhos. Mas actualmente está na moda outro animal que tem proveniência da quinta, mas que está a invadir em definitivo as casas como animal de estimação: o mini porco.
São pequenos, muito mais pequenos que os porcos de criação, o tamanho e o tom rosado da pele tornam-nos sedutores, a sua vivacidade e constante vontade de brincar faz deles companheiros para horas de diversão, mas também são bastante carinhosos.
Tal como os seus parentes da quinta, os mini porcos são inteligentes, são também sociáveis, gostam de interagir com as pessoas e outros animais de companhia. E não são nada ‘porcos’, são até bastante asseados, desde que bem ensinados.
Ensinar é, de resto, algo em que vai querer investir algum tempo. Os mini porcos são inteligentes. Estudos apontam que o são até mais que os cães. Podem ser treinados para fazer vários truques, como sentar e deitar, e também respondem pelo nome. Podem ser treinados para usar uma folha de papel no chão, uma caixa, como os gatos, ou ir à rua, como os cães e a maioria aprende o método em uma semana. Caso a opção seja por deixá-lo fazer as necessidades no interior da casa, na caixa do gato ou em papel, o ideal não mudar o local e mantê-lo afastado das zonas de comer e dormir.
Ao contrário do que é comum pensar-se, os porcos não cheiram mal, desde que cuidados com rigor. Estes animais, tal como os cães, não conseguem transpirar, pelo que usam a lama, ou o que for mais parecido com isso, quando precisam de se refrescar.
Como todos os animais, ter um em casa obriga a ter em consideração alguns aspectos importantes. Os porcos são bastante activos, gostam muito de correr e brincar e, para tal, precisam de espaço. O ideal é terem um espaço ao ar livre, mas pelo menos é preciso terem espaço para correr à vontade.
As zonas de comer e dormir também devem ser bem definidas.
Os mini porcos devem ser vacinados com regularidade e também precisam de ser desparasitados, o que deve ser feito no seu veterinário.
A alimentação também é um factor importante, porque tal como os seus familiares da quinta engordam com facilidade. Uma alimentação adequada passa por ração apropriada, que pode ser encontrada nas casas da especialidade. Podem acompanhar a ração com vegetais e legumes diversos. Os restos de comida humana são de evitar, tal como os ossos ou outros alimentos duros, que podem criar problemas digestivos graves.
Os mini porcos podem tomar banho, mas a sua pele é bastante sensível, pelo que é aconselhado uso de champô de bebé.
Como não têm pelo denso, são animais ideais para quem faz alergias.
OS mini porcos podem viver até 18 anos. Atingem uma altura entre 30 e 40 centímetros e de 18 a 30 quilos de peso.