Pak Delícias está localizado no n.º 1 da Rua Manuel Mafra e está aberto todos os dias, das 10h00 às 24h00
Pak Delícias abriu a 23 de junho no n.º 1 da Rua Manuel Mafra, Caldas da Rainha. O restaurante vende comida indiana e paquistanesa e fast-food, para comer no local ou para levar.
Pak é a abreviatura de Pakistan, palavra inglesa que significa paquistanês/paquistanesa. Afinal, essa é a nacionalidade de Zeeshan Latif, de 37 anos, que gere o restaurante ao lado da esposa, Anjum Saiyed, de 24 anos, de origem indiana, que vieram de Moçambique e chegaram a Portugal há seis meses.
“Em Moçambique, tínhamos uma loja de eletrodomésticos, mas até casar ajudava os meus pais no seu restaurante, então preferimos estabelecer aqui um também”, explicou Anjum Saiyed, que sabe falar inglês, português, hindi e urdu.
Entre os pratos servidos estão aqueles de comida tradicional indiana, que é “idêntica à paquistanesa”, como: biryani de frango e de camarão, karahi de frango, korma, jalfrezi e kebabs, aos quais se juntam os hambúrgueres, pizzas e wraps que são confecionados no local pelo casal, continuou.
A par dos almoços e jantares, o restaurante também serve pequenos-almoços e lanches, como tostas, sandes e croissants, e há ainda a possibilidade de provar pão indiano – naan – e tortilha de farinha integral. “Ainda vamos adicionar mais pratos”, anunciou.
O casal elegeu as Caldas para viver por estar próxima da praia e por ser uma “cidade pouco agitada, mas com uma população que é suficiente para alimentar um negócio”. E, depois de 10 dias em Portugal, foi esta a sua escolha.
No Bairro da Ponte viram uma oportunidade de negócio, desejando dar a conhecer a sua “comida típica”, mas fazendo uma aproximação à população local ao acrescentar à ementa pratos globalizados, “para que as pessoas daqui consigam encontrar tudo no mesmo lugar”.
“A comida indiana é conhecida por ser picante, mas a nossa não é muito. E se o cliente preferir comida sem picante, também fazemos”, contou ainda Anjum Saiyed.
E foi “muito fácil” a adaptação ao local, no que toca, por exemplo, à entrada da filha mais velha, de cinco anos, no jardim de infância.
O estabelecimento está aberto todos os dias, das 10h00 às 24h00. Porém, está sujeito a alteração futura, prevendo a gerente que passe a funcionar das 11h00 às 15h00 e das 18h00 às 24h00.
Os preços dos pratos variam entre os 6 e os 12 euros. O restaurante tem parceria com a Uber Eats e a Glovo e recebe encomendas por Whatsapp, estando também no Facebook. ■
Faça em casa
Biryani de frango para três pessoas
Ingredientes: 3 c. sopa óleo, 1 cebola média, 2 tomates médios, 1 c. sopa massa de alho, 1/2 c. chá açafrão, 1/2 c. chá sementes de coentro, 1/2 c. chá cominhos em pó, 1 folha louro, 3 cravos da Índia, 1 pau de canela, 1/2 c.chá garam masala em pó, 500g pedaços de frango, 3 c. sopa iogurte, 2 chávenas arroz basmati
- Preparar
Numa frigideira, refugar a cebola e a massa de alho. Adicionar louro, cravos da Índia e canela, e depois o frango, açafrão, sementes de coentro, cominhos e garam masala em pó e misturar - Adicionar no refugado
Acrescentar tomate picado, tapar a frigideira e deixar em lume brando. Adicionar iogurte e sal quando o tomate estiver em polpa. Cozinhar por mais 20 min - Preparar o arroz
Numa panela grande, colocar água, sal e 1 c. sopa óleo, deixar ferver. Adicione depois o arroz e deixe cozer por 7 min. De seguida, escorra. Passe metade do arroz para uma travessa - Finalizar
Por cima da metade que ficou na panela, deposite o preparado de frango, e de seguida o arroz retirado, com coentros. Deixar cozinhar por mais 10 min. Servir, podendo acompanhar com raita e/ou paparis