Dra. Catarina Afonso Médica na USF Tornada
- publicidade -

O Verão chegou e estamos numa região privilegiada para aproveitar a época balnear nas praias do Oeste, mas a pandemia por COVID-19 trouxe novas regras de conduta. Na ida à praia respeite o distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas de grupos diferentes, 3 metros entre chapéus de sol e a proibição da prática de atividades desportivas com uma ou mais pessoas. Use calçado no acesso às praias, desinfete sempre as mãos à chegada e durante a permanência nas mesmas. Utilize sempre máscara nos acessos e equipamentos de apoio à praia, como bares ou chuveiros. Seja um agente de saúde pública, tornando a praia segura para todos.
Apesar da pandemia, é importante relembrar cuidados a ter com o sol. Use roupa adequada, chapéu e óculos de sol. Aplique protetor solar fator 30 ou superior, 15 a 30 minutos antes da exposição solar. Repita a aplicação do mesmo de 2 em 2 horas ou após cada banho. Evite expor-se ao sol entre as 12 e as 16 horas, sendo que para crianças e pessoas com fototipo de pele mais clara o período de maior risco é entre as 11 e as 17 horas. Proteja áreas sensíveis como os lábios, orelhas e mãos, que são muitas vezes negligenciadas e acabam com queimaduras solares.
Cuidado com dias de nevoeiro, pois enganam! Apesar do tempo mais fresco e nublado, o risco de queimadura permanece. Assim, use sempre o protetor solar! Tenha também atenção às sestas, pois as queimaduras graves são frequentes ao adormecer ao sol.
Assim sendo, proteja-se! Aproveite para passear pelo areal com os devidos cuidados e não se esqueça sempre de se hidratar e comer alimentos leves e refrescantes.

- publicidade -