Trigo e Bolota é o novo restaurante que se segue ao Forno do Beco

0
145
Paulo e Sónia Santos são os chefs responsáveis pelo novo espaço dedicado à comida tradicional portuguesa

Novo projeto de Paulo Santos, o empresário que, há nove anos, abriu uma padaria no centro das Caldas da Rainha

Abriu ao público, na passada segunda-feira, 11 de abril, o restaurante “Trigo e Bolota”, na Avenida 1º de Maio. Trata-se de um novo projeto do empresário Paulo Santos, do Forno do Beco que se dedica às áreas da pastelaria e padaria há 40 anos.
Formador da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos nove anos na padaria Forno do Beco, onde é comum encontrar fila à porta.
A nova unidade tem 40 lugares sentados, mais 10 ao balcão e, futuramente, terá também esplanada. O Trigo e Bolota, além do restaurante, vai manter uma extensão da padaria com a venda de pão e alguns dos “best-sellers” da pastelaria, como o pão com chouriço, os pastéis de nata, os croissants ou os pães de Deus.
O Trigo e Bolota “é um espaço híbrido e heterogéneo onde se pode comer, com calma, a oferta do Forno do Beco”, explica o chef.
Além da cafetaria, haverá petiscos, pratos do dia e jantares “com forte aposta na comida tradicional portuguesa”, disse o empresário, que quer que o novo espaço “cheire a cabrito e a pataniscas de bacalhau”. “Quero que cheire a Portugal!”, assevera.
A aposta é no conceito de aldeia, em pratos cozinhados de forma tradicional, com as carnes temperadas com 24 horas de antecedência. Entre os pratos está o tradicional Cabrito Estonado (que será feito por encomenda) e o Cozido à Portuguesa, cujas carnes vão estar em salmoura previamente, garantiu Paulo Santos.
Neste novo espaço há propostas variadas de petiscos que serão servidos com pão do Forno do Beco, como a conhecida Broa, preparada à moda antiga.
Haverá farinheira e alheira grelhadas ou ainda Bucho, Maranhos, pastéis e pataniscas, entre outras iguarias de caráter regional, para acompanhar uma bebida ao final da tarde. E não faltarão os já conhecidos salgados, feitos no Forno do Beco.
Os produtos da cozinha do Trigo e Bolota são cuidadosamente selecionados e, sempre que possível, junto de produtores locais tal como já acontece na padaria. Já os legumes e frutas são da Praça e o peixe vem das lotas da região.
Ao almoço haverá prato do dia com preço a rondar os 7,5€. O restaurante funciona de segunda a quinta-feira desde as 08h00 às 20h00 (com possibilidade de take-
away). Às sextas e sábados o espaço funcionará entre as 08h00 e a meia-noite e servem-se jantares com ementa à carta. O preço do prato do Trigo e Bolota ao jantar ronda os 15€.

 

Cabrito Estonado é um dos pratos que se serve neste restaurante

Creme de favas

Ingredientes
(Para 4 pessoas)

400g favas
100g cebola
15g alho
80g chouriço
20ml vinho branco
50g espinafres
20ml azeite
Sal, pimenta qb e coentros para decoração

1- Preparação
Refogar em azeite, a cebola e o alho, adicionar favas e chouriço inteiro e deixe caramelizar bem.

2- Refrescar
Avive 2 a 3 vezes com vinho branco para baixar a cozedura.

3- Adicionar
Junte água somente para cobrir e deixe cozer durante 15 a 20 minutos. Ao triturar, adicione as folhas de espinafre. Retifique os temperos

4- Finalizar 

Sirva com as folhas de coentros, fio de azeite e, ainda, uma fatia de pão. Desfrute!