“Uma terra muitos natais” foi tema da Festa de Natal do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro que, na noite de 13 de Dezembro, esgotou o grande auditório do CCC. Música, teatro, dança e ginástica, foram apenas alguns dos apontamentos que compuseram o espectáculo de mais de três horas e que primou pela qualidade das intervenções.
Maria chega de ambulância ao Hospital S. Francisco Xavier prestes a dar à luz e entra directamente na maternidade, enquanto uma fila enorme de outros pacientes reclama. A acompanhá-la está José que, já na sala de partos, desmaia.
Os reis Magos chegam ao aeroporto de Lisboa e apanham um Uber para o hospital e, pouco depois do menino nascer, presenteiam-no com uma pistola Nerf (brinquedo) e um Iphone. O momento fica registado com uma selfie e partilhado no Instagram de Maria. É assim o nascimento de Jesus em 2017.
Esta peça de teatro foi uma das muitas apresentadas durante a noite de quarta-feira no CCC, perante uma plateia completamente lotada. Durante mais de três horas houve também música, canto, dança, poesia, ginástica acrobática e demonstrações desportivas, todas com uma tónica em comum: a grande qualidade de cada uma das intervenções.
A Festa de Natal envolveu cerca de 200 alunos e professores. Um grupo de docentes interpretou uma peça de teatro muito divertida onde parodiava sobre o “Inovarite”, uma alusão à plataforma informática “Inovar”, à qual os professores se devem submeter, escravizados pela quantidade de trabalho burocrático inútil.
A participar pela primeira vez nesta festa estiveram os alunos do curso de Português para Falantes de Outras Línguas, que inclui estrageiros de 16 nacionalidades. Está a funcionar pelo segundo ano na escola e conta com duas turmas num total de 45 alunos.
O grupo interpretou as canções “Noite Feliz” e “Jingle bells” em várias línguas. Numa segunda intervenção falou um pouco da sua vontade de aprender português e desejou boas festas em vários idiomas. [showhide]
A forma como o Natal é vivido nas várias partes do mundo foi o tema deste ano, com o objectivo de promover a tolerância entre os povos e para que os alunos também percebam que o nascimento, ainda que não seja do Natal, comemora-se em todas as religiões e cantos do mundo.
A festa de Natal começou a ser preparada no início deste ano escolar, motivando os alunos e professores a trabalhar nas temáticas e nos espectáculos a apresentar. O coordenador do grupo de trabalho que a organizou, António Xavier, destaca que é muito gratificante desenvolver esta actividade porque a escola tem “alunos muito criativos e participativos”. Salientou o envolvimento de uma equipa “muito grande” de professores e da direcção, que “nos deixa fazer o que queremos”.
O também professor de Música, Teatro e Geografia, explicou que há alunos que, fora da escola frequentam a dança, música ou outras actividades desportivas, mas que se prepararam afincadamente para fazer estas actuações.
“A mística da escola vive-se melhor nestes momentos pois os alunos unem-se mais aos professores e todos trabalham com o mesmo fito”, resume António Xavier, acrescentando a motivação dos jovens e o bom clima que se vive.
Também a directora do agrupamento, Maria do Céu Santos, destacou a qualidade do espectáculo, que tem sofrido uma evolução a cada ano que passa. “São muitos meses de trabalho e de dedicação, mas que valem a pena quando vemos o resultado”, concluiu.


[/showhide]





