Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 15:59
- publicidade -
InícioCulturaViagem de Fernão de Magalhães serve de mote para o festival...

Viagem de Fernão de Magalhães serve de mote para o festival Latitudes

-

Depois de uma edição zero em 2017, o festival Latitudes – Literatura e Viajantes, está de regresso a Óbidos, entre os dias 26 e 29 de Abril. Este ano o evento, que junta a apresentação de livros, colóquios, desenho e música, dará o pontapé de saída para as comemorações dos 500 anos da circum-navegação do mundo, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

O festival de literatura e viajantes, que decorre durante quatro dias em Óbidos, marcará o início das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação pelo globo. Esta viagem concretizada entre 1519 e 1522 através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, foi comandada pelo português Fernão de Magalhães, natural de Sabrosa (Trás-os-Montes).
José Manuel Marques, ex-autarca de Sabrosa e responsável pelas comemorações, estará em Óbidos, a participar numa conversa com o embaixador do Chile em Portugal, Germán Guerrero, subordinada ao tema “Fernão de Magalhães: do Atlântico ao Pacífico”. Celeste Afonso, directora executiva do projecto Óbidos Cidade Criativa da Literatura, justifica esta presença com o facto de no Chile existir uma forte cultura magalhânica e por este ser um dos paíse que “está mais empenhado nestas comemorações”.
Serão também apresentados dois projectos cinematográficos ligados a esta temática, um documentário português e espanhol com a odisseia das especiarias e um filme para jovens. Os realizadores estarão à conversa com o produtor Fernando Centeio.
O viajante e escritor, Pedro Mota, escreveu o poema “Circum navegação” propositadamente para este festival e durante o evento fará sessões de poesia de viagem.
Haverá também actividades para crianças, como é o caso das oficinas “Piratas a bordo”, que darão a conhecer aos mais novos o navegador português e o seu feito.

Urban Sketchers desenham Óbidos

Desde meados de Março que os Urban Sketchers (artistas que registam directamente o que observam) têm-se instalado em Óbidos durante o fim-de-semana, para desenhar a vila nos seus diários gráficos. Juntamente com eles, também outra organização, o Grupo do Risco, tem vindo a desenhar pelo concelho, dando ênfase à sua componente natural. Os trabalhos estarão depois em exposição durante o festival. Estes colectivos dinamizarão também conversas e workshops.
Durante o evento será apresentado o prémio Viagens e Vantagens da Via Verde, que é destinado, sobretudo, a bloggers de viagens e cujo vencedor também será conhecido durante o Latitudes.
A decorrer em vários locais da vila, como a nova Casa Saramago, livraria da Adega e Espaço Ó, o festival contará também com lançamento de livros, workshops de escrita criativa, de fotografia e de desenho, mesas redondas, exposições e concertos, sobretudo com música chilena. A banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense também fará um concerto.
O festival termina no domingo com a apresentação performativa do livro “Silêncio”, de João Francisco Vilhena, acompanhado pela música de Pedro Oliveira e as palavras de Mega Ferreira.
O festival Latitudes tem um investimento de 5000 euros e conta com os patrocínios da Via Verde e do Bom Sucesso Design Resort.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.