Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 19:12
- publicidade -
InícioDestaqueO “maior restaurante do país” abre portas a 5 de Agosto

O “maior restaurante do país” abre portas a 5 de Agosto

-

A Expotur-Festa de Verão está de volta à Expoeste a partir de 5 de Agosto. Muita gastronomia tradicional, animação, artesanato e mostra de etnografia, enchem o pavilhão caldense durante 10 dias, num certame que vai decorrer nos mesmos moldes das edições anteriores.
Nesta edição participam 18 colectividades, menos uma que no ano passado. Em relação a 2010 não marcam presença as colectividades da Portela e Carreiros e entra uma nova, o Grupo dos Amigos das Caldas da Rainha.

No primeiro dia será feita a entrega dos prémios do Carnaval 2011, pelas 21h30, seguindo a animação com a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras da Fanadia”, seguida da cantora caldense Rebeca.
“Trata-se de uma grande mostra do que existe no nosso concelho”, explica o vereador com o pelouro do Turismo, Hugo Oliveira, acrescentando que esta festa de verão é também uma atracção turística, recebendo anualmente largos milhares de visitantes.
“É provavelmente o restaurante com maior número de lugares sentados no país”, acrescenta o autarca, adiantando que a Câmara continua a apostar no evento, mesmo numa altura de contenção de custos. Nesse âmbito vai reduzir os custos na animação na ordem dos 10%, à semelhança do que tem acontecido com as outras iniciativas.
Também há muita animação que é proporcionada pelas colectividades, nomeadamente ao nível do folclore e da música tradicional portuguesa.
Hugo Oliveira destaca ainda a forte presença de emigrantes no certame. “Eles sentem que esta é uma festa deles e é por isso que também temos um dia que lhes é dedicado durante as tasquinhas”, realça, acrescentando que se “não ocorresse a Expotur as pessoas sentiriam um vazio muito grande na primeira quinzena de Agosto nas Caldas”.
O vereador do Turismo faz também notar o esforço que é feito pelas colectividades para estar presentes, dando conta que há pessoas que tiram férias nesta altura para trabalhar em prol da sua colectividade.
“E garantem a qualidade do que apresentam”, realça, especificando que existe uma empresa de higiene e segurança alimentar que monitoriza as tasquinhas presentes.
A Câmara cede-lhes o espaço e o equipamento básico. Os cenários e apresentação compete às colectividades que, depois, participam no concurso e são avaliadas em vários critérios. As próprias tasquinhas votam entre elas e escolhem a melhor, a nível estético, numa avaliação que vale 30% da apreciação final. A avaliação da qualidade, higiene e segurança, feita por uma empresa especializada, vale 35%, e os restantes 35% da votação correspondem à avaliação gastronómica, feita por um júri de especialistas da Escola de Hotelaria e Turismo caldense.
O evento, que conta com entradas livres, irá funcionar nos dias úteis entre as 18h00 e as 24h00, e aos sábados, domingos e feriados, entre as 12h00 e as 24h00.


Loading

2 COMENTÁRIOS

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.