Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 9:23
- publicidade -
InícioÓbidos cria Prémio Literário Lusófono com primeira edição a ter lugar...

Óbidos cria Prémio Literário Lusófono com primeira edição a ter lugar em 2021

-

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a autarquia de Óbidos e a Câmara
de Comércio Portugal Moçambique, pretende estimular a produção de obras literárias
em língua portuguesa, trazendo, desse modo, à ribalta novos escritores

O Prémio Literário Lusófono, que pretende mostrar a relevância literária e cultural dos territórios que integram a comunidade lusófona, terá a sua primeira atribuição no último trimestre de 2021, no decorrer do Folio, ou no aniversário da designação de Óbidos como Cidade da Literatura da Unesco, a 11 de Dezembro. De acordo com a autarquia de Óbidos, já foi iniciado o procedimento formal para elaboração de um regulamento próprio, que será, posteriormente, deliberado em reuniões de Câmara e Assembleia Municipal e publicado em Diário da República.
De acordo com o presidente da autarquia, Humberto Marques, “a associação de Óbidos à Câmara de Comércio é um passo natural. Estamos certos de que presentes e futuras parcerias neste âmbito contribuirão para estreitar relações entre os países de língua portuguesa. Em Óbidos, encontrarão casa e palco para a sua difusão”, revela.
O município continua com outras actividades planeadas no âmbito da estratégia Óbidos Vila Literária para os próximos meses e em contexto de pandemia. Nas próximas semanas será atribuído o galardão da 1ª edição do Prémio de Poesia Armando da Silva Carvalho. O júri, composto por Fernando Pinto do Amaral, Isabel Lucas e Luís Gomes, está a terminar a avaliação de mais de meia centena de obras recebidas a concurso.
“Abriremos uma segunda edição deste prémio este ano”, disse o presidente da Câmara à Gazeta das Caldas. Para o segundo semestre está prevista a inauguração da Residência Literária Ruy Belo, que irá acolher escritores de todo o mundo e terá para consulta cerca de dois mil livros do espólio pessoal do autor, natural de Rio Maior.
Logo que possível, o município prevê receber escritores nas residências literárias, sobretudo de Granada (Espanha) também cidade da literatura.

BIBLIOTECA PASSA PARA A CASA SARAMAGO

Ainda no âmbito da Vila Literária, está a decorrer a mudança da Biblioteca Municipal para Casa Saramago, com o objectivo de “juntar e dinamizar os dois projectos e valorizar a língua, a literatura e a nossa identidade, criando um programa cultural transversal às áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Comunitário”, explica o autarca
A sexta edição do Folio está a ser organizada desde o início do ano, os curadores para as diferentes áreas de programação estão confirmados e a trabalhar para cada uma das linhas de programação ligadas à temática de “O Outro”. “A realização do evento, nos moldes que têm sido habituais, vai, naturalmente, depender da evolução nacional e mundial do momento excepcional que vivemos”, explica Humberto Marques.
No contexto actual de isolamento, o município tem recorrido às novas tecnologias para promover esta estratégia, bem como produzir novos conteúdos para serem disponibilizados nestes meios. Durante os meses de Março e Abril têm sido disponibilizadas as sessões completas das conversas com escritores que tiveram lugar durante o Folio em 2019.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.