A Câmara Municipal de Alcobaça anunciou o arranque da 1ª fase de requalificação do Museu do Vinho da cidade, com os trabalhos a incidirem inicialmente no edifício da Destilaria.
A empreitada está avaliada em 460 mil euros, estando inserida na primeira fase do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com financiamento comunitário.
Segundo a autarquia, o edifício composto pela Destilaria e Armazém das Aguardentes beneficiará “de uma intervenção mais profunda que passa ligação entre os dois espaços criando um mesmo complexo museológico”.
A obra contempla, também, a Adega dos Balseiros que irá sofrer obras de melhoria estrutural do edifício nomeadamente a cobertura, fachada e acessos. A Adega manterá essencialmente a mesma configuração, mas irá beneficiar de uma renovada capacidade de acolhimento de eventos e exposições, uma das principais utilizações daquele espaço.
“Com esta obra, estamos a dar continuidade a um longo trabalho de valorização do património do concelho de Alcobaça independentemente do contexto difícil que estamos a viver. Esta intervenção irá efetivamente alargar a área visitável do Museu do Vinho e reforçar as condições de circulação e acolhimento dos milhares de visitantes que todos os anos visitam aquele que é um dos ex-libris do concelho e do país”, reforça o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
O Museu do Vinho de Alcobaça é o maior e mais completo do país, o único museu do vinho com uma verdadeira dimensão nacional. Depois da reabertura em 2013, promovida pela Câmara Municipal, o Museu tem vindo a aumentar exponencialmente o número de visitantes.





