Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 17:46
- publicidade -
InícioOpiniãoCorreio LeitoresFaleceu o distinto médico Dr. Fonseca Esteves

Faleceu o distinto médico Dr. Fonseca Esteves

-

Deixou-nos, já no passado mês de janeiro, vítima de um linfoma, o médico cardiologista, Fonseca Esteves, que à medicina desportiva dedicou parte da sua vida; quer como clínico, quer como autor de ensaios e de outras publicações.
Diretor da da Revista SPMD e Diretor do Centro Nacional de Medicina Desportiva, desde 2003.
Em 2015, publicou um manual intitulado “Medicina Desportiva na prática Clínica”, autêntico manual de consulta para a prática médica.
Exerceu clínica, também, durante alguns anos, no Hospital das Caldas.
O Dr. Joaquim Albino da Fonseca Esteves – que, para os amigos caldenses, era o Paulino -, realizou os estudos secundários no Externato Ramalho Ortigão e no Colégio Moderno, em Lisboa.
Era natural do Gonçalo, distrito da Guarda, mas caldense por adoção. Acompanhou os pais, cesteiros – ainda criança – na sua deslocação para as Caldas, onde se estabeleceram e fizeram a sua vida.
Amante da prática do Ténis (enquanto lhe foi fisicamente permitido, deslocava-se às Caldas, semanalmente, para fazer a sua partidinha de Ténis, no Parque; com o filho também médico), deixa obra relevante, mas, sobretudo, uma grande saudade nos seus amigos.
À família, apresento o nosso profundo pesar – muito particularmente, à sua sobrinha Dra. Ana Maria, docente na E.S.R.B.P. ■

Mário Tavares

Loading

Artigo anterior
Próximo artigo
- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.