Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 12:44
- publicidade -
InícioSaúdeLaboratório de Biologia Molecular criado no CHO

Laboratório de Biologia Molecular criado no CHO

-

A instalação do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Oeste foi recentemente concluída. Trata-se de uma obra avaliada em cerca de 180 mil euros.

“No atual contexto epidemiológico, o Centro Hospitalar do Oeste não possuía infraestruturas adequadas nem direcionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes referidos. Foi, portanto, necessário dotar o Serviço de Patologia Clínica de capacidade laboratorial que garantisse um tempo de resposta mais consentâneo com as necessidades de organização interna hospitalar, e em particular, dos fluxos dos doentes COVID e não-COVID”, explicou o Conselho de Administração.

A obra resulta de uma candidatura apresentada ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do Laboratório de Biologia Molecular
na Unidade de Caldas da Rainha.

“A criação deste Laboratório implicou a realização de obras de expansão da capacidade laboratorial, bem como a aquisição de equipamentos laboratoriais específicos. A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluirá cinco especialistas (médicos e farmacêuticos) e quatro Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica”, acrescentaram os responsáveis do CHO.

“Para o Centro Hospitalar do Oeste, a criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos da doença COVID-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Para além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças Infeciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área, para além do diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19).  Ou seja, trata-se de um investimento muito relevante em fase pandémica, mas que manterá a utilidade após
cessação deste período”, esclarecem.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.