
Também no dia 7, Nuno Bernardino, presidente da Junta de Freguesia do Pó (Bombarral), que é também o mais jovem autarca de base do distrito de Leiria, falou do desafio que foi abraçar a vida autárquica no dia em que terminou o curso superior.
De acordo com uma nota de imprensa da organização do evento, este jovem autarca partilhou com os presentes os problemas que encontrou e a forma como os tem conseguido superar.
No segundo dia da academia estiverem em destaque as políticas de valorização dos municípios e a alteração paradigma do poder local, com a necessidade de se arranjar soluções para o aproveitamento das infra-estruturas existentes pelo território.
Também presente no encontro, o vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Marco António Costa, defendeu que as áreas habitacional e social devem ser as de maior colaboração entre o poder central e o local, pois “os cidadãos necessitam de soluções partilhadas entre os vários órgãos da administração pública para que possam beneficiar de respostas mais céleres e eficazes por parte do Estado”. Já Luís Montenegro, presidente do grupo parlamentar do PSD, enalteceu o papel das assembleias, onde é preciso “juntar forças políticas e firmar compromissos”.
No último dia, o almoço-conferência contou com a presença de José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, para falar dos desafios do poder local no século XXI. O autarca defendeu, de acordo com a mesma nota, que a descentralização nas áreas da educação, da acção social e da saúde são um “imperativo nacional” e que é necessária uma maior cooperação intermunicipal.
Unânime entre os dirigentes presentes foi a “importância da JSD na formação e preparação de qualidade de jovens para se apresentarem no panorama nacional com ideias bem estruturadas e fundamentadas, preparados para melhor exercerem o poder político”.
F.F.





