
A ideia surgiu através de uma acção levada a cabo com Isabel Castanheira, que proporcionou aos alunos daquela escola uma abordagem à obra do artista caldense.
Foi feita uma recolha da obra cerâmica com os jovens e surgiu esta ideia de criar uma ementa com os elementos das obras. Os alunos pegaram nos elementos de um modo excepcional e saiu tudo perfeito, garantiu Isabel Castanheira no final da refeição, que teve lugar a 28 de Março.
Da ementa constaram sopas de couves e de ruivo com mexilhão. Marisco representado por ameijoas à bulhão pato, lagosta, sapateira e santola. Nos pratos de peixe a escolha recaiu sobre bacalhau com migas, caldeirada de peixe, peixe-espada com couve e pimentos e enguias fritas de escabeche. E para os pratos de carne Bordalo inspirou os alunos a apresentar carne de porco com castanhas e coelho guisado. Os acompanhamentos escolhidos foram arroz, cogumelos salteados, batata e nabos cozidos.
Para sobremesa, frutas diversa, lampreia de ovos, pastéis de feijão, pão-de-ló e tarte de cerejas.
Isabel Castanheira não tem dúvidas que Bordalo teria apreciado a refeição, que poderia ter durado toda a tarde, e faltaria talvez um charuto, brincou.
Para o chef Luís Tarenta, que idealizou os pratos, as escolhas não foram simples. Dá sempre algum trabalho mas quando se faz por gosto a tarefa torna-se mais fácil, considerou. O chef acredita que esta ideia tem pernas para andar e adianta que gostaria de ter novas oportunidades para abordar o tema. Esperamos repetir a experiência e trabalhá-la mais nos próximos anos, referiu.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt








