
Para entrada foram servidas mini tapas, uma inovação feita pela equipa responsável pela ementa do dia, baseada nos tradicionais petiscos espanhóis. Foram servidas com marisco, pimentos e mexilhão.
A sopa neste dia foi servida em copo, em vez do tradicional prato, e fria. Tratou-se de um gaspacho andaluz que, diferente do alentejano, é apresentado com todos os ingredientes triturados, como se de uma bebida se tratasse.
Num almoço dedicado à Espanha não podia faltar um dos seus pratos mais típicos, a paella. A sala foi por momentos transformada em cozinha, com um pequeno fogão ao centro onde foi finalizado o prato e depois servido aos presentes. Este prato, feito à base de arroz, tem as suas raízes na Comunidade de Valência, e é confeccionado numa frigideira de formato gigante e plana.
Os churros completaram a ementa, colocados numa sobremesa que integrou também gelado de leite creme e creme de caramelo.
Já os vinhos foram portugueses. A acompanhar o repasto foi servido vinho branco alentejano, o Alandra 2012, e um tinto Cerejeiras, produzido na Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral.
A equipa de jovens cozinheiros, liderada pelo chef Luís Tarenta, tiveram desta vez a vida facilitada pois, como o responsável destacou, as proximidades à cozinha portuguesa são grandes.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
Finalista a Chefe Cozinheiro do Ano

O formador da escola caldense, que diz ser “anti-concursos”, este ano resolveu inscrever-se devido à prática que possui em cozinha, tendo conseguido obter o segundo lugar na etapa regional, entre 18 participantes. Prepara-se agora para disputar a final juntamente com mais sete chefs, a 3 e 4 de Novembro, na Escola de Hotelaria do Lisboa.
A ementa que vai confeccionar para o júri é, por engquanto, “segredo”. No entanto terá como produtos obrigatórios a couve chinesa, a carne de porco, o bacalhau e morangos.
Um aluno da ETHO, Lucas Neves, participou também, a 29 de Abril, num concurso da Escola Profissional da Marinha Grande sobre bebidas, tendo ficado em quinto lugar, com o seu cocktail Strawberry Adition, entre 24 participantes. O jovem foi o único aluno que teve nota máxima na componente técnica.
F.F.





