
Os estatutos daquela associação mutualista definem um máximo de três mandatos consecutivos para um sócio exercer cargos nos órgãos sociais, mas existe uma alínea que permite a recandidatura, caso a assembleia geral de sócios o aprove.
Em causa estavam dois elementos do conselho de administração do Montepio (José Luís Ferreira e José Manuel Netas) e três membros do conselho fiscal (João Marques Pereira, António Graça Santos e António Cipriano Silva).
Isto significa que a actual direcção irá recandidatar-se a mais um mandato. Questionados por uma sócia (Fernanda Tonelo) pelo facto de quererem tanto voltar a fazer parte dos órgãos sociais do Montepio, os membros do conselho de administração referiram que querem continuar a trabalhar nos projecto que têm em mãos e que acreditam ainda terem muito a dar à instituição.
Perguntas insistentes incomodam
Na reunião extraordinária – que teve que se realizar à última da hora no auditório da Câmara Municipal devido à adesão dos sócios ter sido maior do que o normal – houve alguns momentos de maior tensão.
O facto de ter sido conhecido nesse dia, através da Gazeta das Caldas, a existência de mais uma lista concorrente às eleições e as várias perguntas do sócio que a irá liderar, Mário Pedro, causaram alguma irritação.
Desde o primeiro ponto da ordem de trabalhos que Mário Pedro demonstrou estar presente na reunião para questionar as várias decisões propostas pelo conselho de administração. Em causa estiveram a alteração do preço de venda de apartamentos no condomínio residencial do Montepio e a adesão da instituição à RedeMut (Associação Portuguesa de Mutualidades). Também foi aprovada a transferência de um empréstimo de 2,7 milhões de euros de uma instituição financeira para outra, devido a esta ter juros mais baixos.
Apesar de todos estes pontos terem sido aprovados, em cada um deles gerou-se alguma discussão perante as perguntas insistentes de Mário Pedro, de tal forma que no final da reunião o sócio Joaquim Tonelo criticou a forma como alguns membros do Montepio responderam aos outros sócios e felicitou José Manuel Netas pela forma como soube esclarecer todas as dúvidas.
Foi ainda aprovada por unanimidade a adesão do Montepio à APEPO – Associação Para o Ensino Profissional do Oeste, que gere a Escola Técnica e Empresarial do Oeste.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt





