Subida dos socialistas não chegou para discutir a Câmara. CDS-PP perdeu vereador para o PS. PSD domina freguesias
O PSD vai prolongar o ciclo de poder em Alcobaça, onde Hermínio Rodrigues conduziu o partido a mais uma vitória autárquica. Os social-democratas venceram as eleições com 43,18% (11.919 votos) e mantiveram a maioria absoluta, com quatro eleitos. O PS, com Carlos Guerra, registou uma subida na votação, atingindo os 29,99% (8.279 votos) e passou de dois para três vereadores, mas não conseguiu discutir a vitória.
O grande perdedor da noite foi o CDS-PP, que candidatou António Vieira, que registou uma forte quebra de votação: de 15,25% (5.145 votos) em 2017 passou para os 5,12% (1.412 votos), o que motivou a perda do vereador que tinha conquistado em 2013, com Carlos Bonifácio.
O Chega foi a quarta força política no concelho, com 4,64% (1.281 votos), à frente do Nós, Cidadãos, que se ficou pelos 4,43% (1.224 votos). A CDU teve um dos piores resultados de sempre, com 3,45% (951 votos), ficando muito longe de regressar ao executivo municipal, enquanto a Iniciativa Liberal foi a força política menos votada, com 3,42% (944 votos).
Na Assembleia Municipal, o PSD venceu sem maioria, tendo garantido dez mandatos, contra 7 do PS. Nós, Cidadãos, Chega, CDS-PP e CDU elegeram um deputado municipal. Carlos Marques foi o candidato mais votado, mas para liderar o órgão precisará dos votos dos presidentes de Junta.
“Sempre pedi a maioria absoluta e isso foi importante. Tentámos ao máximo o 5×2, mas não conseguimos”
Hermínio Rodrigues
Nas freguesias, o PSD manteve Vimeiro (Nuno Pombo é o novo presidente), Benedita (Maria de Lurdes Pedro foi reeleita), Alfeizerão (Leonel Ribeiro parte para o último mandato), Cela (Paulo Eusébio entra no segundo mandato) e Pataias/Martingança (Valter Ribeiro faz derradeiro mandato), mas recuperou São Martinho do Porto, com Nuno Vieira.
O PS preservou o poder na Maiorga (Sérgio Rocha), Évora de Alcobaça (Fernando Azeitona) e em Alcobaça/Vestiaria (Isabel Fonseca), a qual entra no último mandato, tal como os independentes Filipa Gomes, Álvaro Santo e José Severino nas Juntas do Bárrio, Coz/Montes/Alpedriz e Aljubarrota, respetivamente.
José Diogo, que concorreu como independente, é o novo presidente da Junta de Turquel, que era pertença do PSD, voltando a um cargo que já tinha ocupado enquanto eleito pelo PS e como independente.
Na hora da vitória, Hermínio Rodrigues mostrou-se satisfeito pelo resultado. “Sempre pedi a maioria absoluta e isso foi importante. Tentámos ao máximo o 5×2, não conseguimos, mas não nos podemos esquecer que estamos há 24 anos no poder”, declarou aos jornalistas o novo chefe do executivo municipal. ■
Alcobaça
Social-democratas preservam maioria
O sucessor de Paulo Inácio na Câmara de Alcobaça manteve a votação do PSD no concelho e os quatro vereadores. Hermínio Rodrigues venceu as eleições com maioria absoluta, com 43,18% (11.919 votos) e vai liderar um executivo que contará com três representantes do PS, partido que registou 29,99% (8.279 votos) e garantiu mais um assento no executivo municipal, perdido pelo CDS-PP, que, com 5,12% (1.412 votos) registou um terço dos votos de 2017. O Chega tornou-se na quarta força política, ligeiramente acima do Nós, Cidadãos e à frente de CDU e IL. ■