A higienização das mãos e o uso de máscara são procedimentos importantes

Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, diz que o papel dos pais na consciencialização dos filhos é fundamental na prevenção do contágio por covid-19 neste regresso às aulas. Cumprir as regras básicas de distanciamento
e etiqueta social fora da sala de aula é fundamental

A pandemia de covid-19 aumenta o nível de stress dos pais neste contexto de regresso às aulas, por receio que o meio escolar possa gerar um risco mais elevado de contágio em relação aos filhos. Mas Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, diz que a experiência de outros países mostra que “a transmissão nas escolas não é tão elevada como era expectável”.
O virologista realça que é preciso ter consciência de que a probabilidade de as crianças contraírem o vírus é mais acrescida do que se ficarem em casa, mas continua a ser “relativamente baixo”. E para que assim continue, cabe também aos pais consciencializar os filhos para as regras que o virologista considera fundamentais, sobretudo nos tempos de intervalo.
O médico defende o uso de máscara não deve ser descurado. É também importante guardar a distância de segurança dos colegas, professores e funcionários da escola, seguir as normas de etiqueta respiratória e efectuar a correcta higiene das mãos, desinfectando ou lavando as mãos depois de tocar em superfícies ou objectos. Estas regras “são difíceis de cumprir, mas são essenciais”, adverte.
O médico refere que as condições instituídas nas escolas asseguram a minimização do contágio por SARS-CoV-2, mas afirma que é necessário explicar de forma adequada “quais são exatamente os sintomas de infeção respiratória indicadores de que os pais não podem levar as crianças à escola e de como devem actuar nesta situação”.