Ana Viegas é barmaid num hotel 5 estrelas algarvio e foi destacada pela “Cocktails & Mistura Fina” pelo seu desempenho profissional. A Gazeta lançou-lhe o desafio de criar uma bebida para o Oeste
Há três anos que a penichense Ana Viegas faz parte da equipa de bar do hotel de 5 estrelas algarvio, Hotel Vila Vita Parc. E é lá que está a dar cartas como barmaid pois foi destacada pelo seu desempenho profissional pela “Cocktails & Mistura Fina”, mais especificamente pela rubrica de Francisco Guerreiro, um guru nacional na área de bar e que evidencia os profissionais do mundo da gastronomia e bar que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais, “contribuem para dignificar a profissão”.
Formada na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde terminou o curso de Operações Turísticas e Hoteleiras, a jovem pensava vir a ser hospedeira de bordo ou ter uma profissão relacionada com atendimento e viagens. Mas logo no primeiro ano da formação teve a oportunidade de experimentar as três áreas (Cozinha/Pastelaria, Restauração/Bebidas e Operações Hoteleiras). Foi, então, que se interessou “pela arte de criar e servir cocktails”, contou Ana Viegas à Gazeta das Caldas.
Estava quase a terminar o curso quando começou a enviar currículos. Teve uma entrevista para o Hotel Vila Vita Parc, foi aceite, tendo integrado a equipa de bar. Ao longo do tempo tem-se evidenciado pelo bom desempenho profissional.
Ser destacada pela “Cocktails & Mistura Fina” e entrevistada por Francisco Guerreiro foi algo de que Ana muito se orgulha, pois “permitiu-lhe “mostrar o amor” que tem pela profissão e também o “crescimento enquanto barmaid e pessoa”.
Para a jovem, de 25 anos, este reconhecimento entre pares é “um grande passo na minha vida profissional”.
De momento, Ana Viegas tenciona continuar a trabalhar como barmaid de 1ª no Hotel Vila Vita Parc, além de querer apostar na formação, tirando cursos e especializações nas diversas áreas de bar.
O que mais atrai é a área da cocktelaria, pois gosta de “criar, experimentar, saborear, e surpreender quem servimos”, disse a barmaid, que, de igual como, vê com bons olhos dedicar-se à formação no futuro.
A relação de Ana Viegas com a região Oeste “sempre foi próxima”. “Este é o meu porto de abrigo, onde regresso sempre que possível. Volto a Peniche três a quatro vezes por ano para ver a família e também para, de certo modo, lavar a alma”, explica.
“Não há melhor sensação do que a qual sentimentos quando chegamos à nossa terra, à nossa casa!”, salientou a barmaid, que um dia quer ter um bar, na terra natal e, claro, junto ao mar. E revela que o espaço terá um conceito simples.
“Um ambiente acolhedor amadeirado, com decoração inspirada no mar e nos seres que o habitam”, contou Ana Viegas, que diz que o Oeste, o mar e os produtos locais lhe servirão de inspiração para o futuro negócio. ■
“West Sweet” é a proposta de Ana Viegas, inspirada na região
Ana Viegas aceitou o desafio que lhe foi lançado pela Gazeta das Caldas para criar um cocktail a seu gosto, inspirado na região Oeste onde se insere a sua terra natal.
A barmaid de Peniche respondeu positivamente e criou “West Sweet”, incluindo uma bebida local na sua composição.
Segundo a jovem, esta bebida, criada por si, deverá ser servida numa taça de cocktail.
Estes são os ingredientes e as quantidades necessárias para o realizar: 5cl de Ginjinha d’Óbidos, 3cl Cointreau, 2cl sumo lima, 1cl xarope de gengibre e q.b. de chocolate negro ralado misturado com flor de sal (bordadura).
Como preparar
A barmaid garante que esta bebida inspirada na região é bastante fácil de preparar e desafia os leitores da Gazeta a seguir os seguintes passos:
• 1º passo – Gelar o copo e fazer a bordadura com o chocolate*;
• 2º passo – Colocar todos os ingredientes dentro do shaker com gelo e bater vigorosamente
• 3º passo – Verter o cocktail para o copo utilizando a técnica de double strainer. ■