Alcobaça participa em candidatura à programação cultural do Património Mundial do Centro

0
402

A Câmara Municipal de Alcobaça integra a candidatura do Património Mundial do Centro à nova programação cultural 2020-2021, que foi apresentada, esta sexta-feira, em Coimbra.

Dar “continuidade ao trabalho de valorização do património da região centro classificado” pela Unesco e “reforçar o apoio aos agentes culturais” são os principais objectivos da nova candidatura.

Aquele projecto articula, desde 2017, os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar numa rede de divulgação e dinamização cultural dos monumentos Património da Humanidade, localizados em cada um dos quatro municípios: os Mosteiros de Alcobaça e Batalha, o Convento de Cristo (Tomar) e a Universidade de Coimbra (Alta e Sofia e o Castelo).

Em Alcobaça serão realizados três eventos: concerto pela Orquestra Clássica do Centro, concerto do projecto Amália Hoje e concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça e coro participativo.

Para a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, a cultura “é um instrumento essencial para a coesão social das comunidades e precisa de ser apoiada de uma forma mais proactiva no contexto em que vivemos”.

No âmbito da candidatura “Programação Cultural em Rede” do Programa Operacional – Programa Operacional Regional do Centro, Alcobaça está envolvida em três frentes: a Rede Cultural Aljubarrota 1385 (apresentado esta terça-feira, Lugares Património Mundial do Centro 2.0 e Projecto da ARTEMREDE (a anunciar brevemente).