Foram entregues os prémios da segunda edição do concurso de BD, Jorge Machado-Dias
A banda desenhada esteve em destaque no sábado, 22 de junho, na Biblioteca Municipal pois foram atribuídos os prémios aos autores que concorreram à segunda edição do concurso de BD Jorge Machado-Dias. Esta edição teve como tema a Liberdade e contou com um total de 14 participantes oriundos das Caldas e também de outras localidades do país, tais como Pombal, Lisboa, Santiago do Cacém, Mafra, Venda do Pinheiro e ainda da Póvoa de Santa Iria.
No primeiro escalão (12 aos 15 anos) em primeiro lugar ficou Helena Brás Norte das Caldas da Rainha, com o do trabalho “sem nome”.
Em segundo lugar classificou-se Álvaro Tavares Ventura da Silva de Santiago do Cacém, com o trabalho “A liberdade… é um sonho”. Em terceiro lugar ficou Ana Flor Mateus dos Santos das Caldas da Rainha,com o trabalho “Sonhar com liberdade”.
O concurso Jorge Machado-Dias contemplou um segundo escalão que distinguiu os melhores trabalhos dos concorrentes com idades entres os 16 e os 20 anos. E os vencedores foram Leonardo Pinto de Pombal, com o trabalho “Liberdade de Escolha”, em segundo, Emília Silva, de Lisboa com o trabalho “sem nome” enquanto que o terceiro classificado foi Nicholas Mendonça da Póvoa de Santa Iria, com a BD “Xana e a liberdade”.
Fanzine e mural com a 9º arte
A sessão realizada no sábado incluiu a inauguração da exposição dos trabalhos dos participantes, dando assim a conhecer as mais diversas vertentes do significado do que é a Liberdade para estes jovens autores. A mostra poderá ser apreciada até 30 de julho.
Decorreu também a apresentação da fanzine n.º 2 intitulada Pedra Pomes onde se encontram compilados todos os trabalhos que concorreram a esta segundo edição.
Do júri fizeram parte Nuno Fragata (professor na ESAD.CR), Fil (autor de banda desenhada e presidente da Associação Tentáculo) e Carla Gonçalves (técnica superior na Biblioteca das Caldas).
Na sequência do concurso Jorge Machado Dias, a Biblioteca das Caldas já acolheu três oficinas de Banda Desenhada e, no próximo dia 29 de junho, decorrerá mais uma oficina de BD promovida pelos autores Fil e o Marco Fraga da Silva que se realizará na Biblioteca entre as 10h00 às 13h00. Das 14h30 às 19h00, haverá um painel disponível para uma pintura mural aberta ao público, coordenada pelos autores de BD. Este concurso foi lançado pela Câmara Municipal em 2022 com o objetivo de perpetuar o nome de Jorge Machado-Dias (que foi colaborador da Gazeta das Caldas) e que doou a sua biblioteca particular de banda desenhada à Biblioteca Municipal das Caldas.
O concurso tem como objetivos incentivar a prática das Artes Visuais e estimular a imaginação e a criatividade dos mais jovens. Procura também possibilitar a descoberta de novos talentos. ■