Agenda Cultural

0
473

Caldas da Rainha
“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes

“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.

MariAn Simpson expõe no Museu do Ciclismo

Até ao próximo domingo, dia 26 de Agosto, está patente no Museu do Ciclismo, uma exposição de pintura de MariAn Simpso. Esta artista plástica formada pela Universidade de Leicester no Reino Unido e associada da Cultartis e vive na região há vários anos.

Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.

Pintura de Alda Caetano e de Dulce Horta no Solmar Canas
O Restaurante Solmar Canas, situado na rua Vitorino Fróis, nas Caldas da Rainha acolhe até ao dia 3 de Setembro, uma exposição de pinturas de Alda Caetano e de Dulce Horta.

Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo
“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez,  João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.

Exposição do Teatro da Rainha no Museu de José Malhoa

Está patente no Museu de José Malhoa, a exposição “25 Planos+2” da qual fazem parte vários desenhos de José Carlos Faria. Podem ser apreciadas duas maquetas, várias pinturas e desenhos de cenografia e de figurinos que reflectem importantes momentos sobre a vida desta companhia.
A mostra vai estar patente até 2 de Setembro.

Exposições de pintura na Foz do Arelho

Até Setembro, está no Museu Malhoa a mostra retrospectiva do aniversário do Teatro da Rainha

Está patente, até ao dia 28 de Agosto, no Marcianus Bar, na Foz do Arelho, uma exposição de pintura de João Bello. O autor nasceu em 1978 na Benedita (Alcobaça), local onde também reside. O Marcianus Bar fica no largo da vila da Foz do Arelho.
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.

Um acordeão e uma tuba vão ter uma “discussão surrealista” no CCC
Amanhã,  25 de Agosto, pelas 22h00, o tubista Sérgio Carolino e o acordeonista João Barradas apresentam, no CCC, um espectáculo resultante de um projecto de residência artística no centro cultural das Caldas da Rainha.
Surrealistic Discussion (Discussão Surrealista) é como se designa o espectáculo onde os músicos vão

Sérgio Carolino e João Barradas vão estar amanhã nas Caldas

interpretar temas para estes dois instrumentos, que foram propositadamente escritos por jovens compositores europeus. Tuomas Turriago e Jarmo Sermila (Finlândia), Stéphane Krègar (França), Étienne Crauzas (Suíça), Jon Hansen (EUA), Hugo Ribeiro, Eugénio Amorim e Filipe Melo (Portugal) e Dimitris Andriopoulos (Grécia) responderam ao desafio  de escrever novas obras para tuba e acordeão, dois instrumentos que raramente se encontram em situações musicais por serem ambos instrumentos de sopro.
Os bilhetes para assistir ao concerto custam 7,50 euros e cinco euros para estudantes e público sénior.

N.N.

Lisboa
Caricaturas de António para ver no Museu Bordalo Pinheiro

“A Viagem – Caricaturas de António” é como se designa a exposição que está patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra apresenta o trabalho do caricaturista que agora decora as paredes da nova estação de metropolitano do Aeroporto.

N.N.

Alcobaça
Duas noites de música em Alpedriz

“Angariar fundos para a melhoria das condições do parque de lazer”. É este o objectivo do Loureiras Betas, o festival de música que decorre hoje e amanhã, dias 24 e 25 de Agosto, no Parque de Lazer Nascente das Loureiras, em Alpedriz (no concelho de Alcobaça).
Na noite de hoje sobem a palco Dapunksportif, Nice Weather for Ducks, Beatbender, Knooper, Xicobe e Stone Dead sobem ao palco na noite de hoje. Amanhã é a vez de ninja Kore, Jahvai, Orlando Santos & The Bagatelis, Forward Sound, Guapa Lee, Union Family e Fora d’Oras. Um cartaz “multifacetado” que procura atrair públicos de várias idades e com gostos musicais distintos, do rock ao reggae, passando pelo dubstep, pelo trance e o drum&bass.
O passe custa seis euros (com acesso ao festival nos dois dias e campismo) em pré-venda. Já à porta do evento podem adquirir-se bilhetes para os dois dias a nove euros ou para cada uma das noites a cinco euros. os aniversariantes, que apresentem a respectiva identificação) não pagam, sendo a entrada gratuita também para crianças até aos dez anos.

J.F.

Nazaré
Oeste Summer Festival chega este fim-de-semana ao fim

É no areal da Nazaré que chega este fim-de-semana ao fim o Oeste Summer Festival. Hoje e amanhã, 24 e 25 de Agosto, há música noite dentro em mais duas festas na praia.
Esta noite há “Nazaré 80’s on Video”, com DJ’s Luís Sousinha, Miguel Chagas e Paula Granada e o concerto da banda “Tracinho ponto Tracinho”. Uma festa com início às 22h00.
Já amanhã é a vez da “Nazaré Beach Party”, que conta com Dj’s “Funk You 2”, Diogo Menasso e House Gang Deejay a animar as hostes. Nesta noite há ainda o concerto da banda beneditense “Trava Línguas”.
As entradas para as festas custam dois euros por cada noite. Existe ainda a possibilidade de comprar um pacote de entrada e três bebidas (sumo ou imperial) por cinco euros ou o pacote de entrada e oito imperiais por dez euros.
O Oeste Summer Festival é promovido pela empresa beneditense AREBIRI Eventos. As duas festas que põem um ponto final ao conjunto de noites promovidas pela região são apoiadas pela Nazaré Qualifica.

J.F.

Bustos mostram identidade nazarena
A partir de amanhã, 25 de Agosto, o Centro Cultural da Nazaré acolhe uma exposição onde a identidade nazarena ganha forma de bustos em gesso. António Casalinho é o artista nazareno que assina os bustos. Peças que “trazem à memória a imagem do antigo pescador e peixeira nazarenos e fazem com que tenhamos orgulho no nosso passado, do presente e do futuro, ligados ao mar”, diz.
“Bustos da Nazaré” dá a conhecer 26 trabalhos executados com gesso e cordel de sisal, todos alusivos à vila piscatória. Uma exposição para ver até 14 de  Setembro.

J.F.

Gentes da Nazaré retratadas por Alexandra Sirgado

A artista Alexandra Sirgado pôs na tela os rostos das gentes da Nazaré. São 20 quadros coloridos onde os olhares dos homens e das mulheres da vila, e dos que a escolhem para passar dias de descanso, surgem em destaque.
“Rostos-da-Terra-Mar” está patente na Biblioteca Municipal da Nazaré a partir de amanhã, dia 25, e até dia 16 de Setembro. Uma mostra que dá a conhecer o trabalho de uma artista para quem a pintura como “um desafio”, uma “tentativa de transpor para a tela, cores, texturas e formas que imagino”. Do seu trabalho, actualmente marcado pelo uso de pastas e tinta acrílica, a artista salienta dois conceitos: “um, que retrata formas abstractas em contraste de cor, e outro que se aproxima do estilo de pintura naïf”.

J.F.

Cadaval
Artesanato, velharias e coleccionismo no Cadaval

Realiza-se amanhã, 25 de Agosto, no Cadaval, a quinta Feira de Artesanato, Velharias e Coleccionismo deste município. O evento tem juntado mensalmente, ao quarto sábado de cada mês, no centro da vila, dezenas de feirantes e expositores, oriundos dos distritos de Lisboa e Leiria.
Na Praça da República e zona envolvente podem ser encontrados artigos de artesanato, velharias, antiguidades e coleccionismo.
Esta iniciativa, da Câmara cadavalense, é aberta à participação de artesãos, empresários, associações e colectividades, que para ali expor os seus produtos terão que preencher o requerimento, disponível na secção Mercados e Feiras do site municipal (www.cm-cadaval.pt).

F.F.

Bombarral
Exposição fotográfica no Museu do Bombarral

O fotógrafo local Fernando Neves tem patente no Museu Municipal do Bombarral, a mostra “Da Vida Da Vila”. Integrada na exposição permanente alusiva às antigas profissões, a mostra reúne algumas das máquinas fotográficas que Fernando Neves, actualmente com 80 anos, usou a longo da sua carreira para fotografar o Bombarral, assim como fotografias que documentam a história da vila e das suas gentes.
Na sala de exposições temporárias encontra-se uma exposição alusiva ao Festival do Vinho Português e à Feira Nacional da Pêra Rocha que reúne fotografias antigas do certame, cartazes e as maquetas de alguns dos pórticos idealizados pelo já falecido Vitor Sousa.

F.F.